Pesquisador de São José dos Campos Lança Livro Sobre os Bastidores da 'Exploração Espacial no Brasil'

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Foto: Aeroin

Ontem, 31 de março, o portal 'Aeroin' divulgou que o pesquisador brasileiro sênior Raimundo Almeida Filho lançou um livro sobre os bastidores da exploração espacial no Brasil. Ficamos na torcida para que essa obra seja, de fato, uma narrativa histórica fiel aos sucessos e aos desmandos enfrentados ao longo dessa trajetória, e não mais um relato ideológico destinado a distorcer a realidade e enganar a Sociedade Brasileira.
 
Seguindo com a nota do portal, apesar do incidente recente com a nave Starliner, o setor aeroespacial vive um momento de grande investimento, impulsionado por iniciativas públicas e privadas em países como Estados Unidos, França, China, Rússia e Índia. Enquanto essas nações avançam na nova corrida espacial, o Brasil, que foi pioneiro na década de 1960, enfrenta dificuldades para se consolidar no setor.
 
O país teve um início promissor com a criação da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE), que deu origem ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), além do Instituto de Atividades Espaciais (IAE) e da empresa Avibrás, em São José dos Campos (SP). A construção do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte, também foi um marco. No entanto, uma série de insucessos e a descontinuidade de projetos estratégicos afastaram o Brasil da corrida espacial global.
 
Essa trajetória, suas conquistas e desafios, são temas do livro “O BRASIL NA ERA ESPACIAL – Relatos de bastidores dos principais eventos ocorridos em seis décadas de atividades espaciais no Brasil“, do cientista Raimundo Almeida Filho. A obra traz um panorama detalhado das tentativas do Brasil de se firmar como potência espacial e analisa as razões pelas quais o país ainda não decolou nesse setor.
 
“O propósito do livro é mostrar que o Brasil teve profissionais competentes, oportunidades e projetos com potencial para torná-lo protagonista da era espacial. Infelizmente, por diversos motivos, isso não aconteceu. Mas aprender com o passado é essencial para a construção de novos caminhos“, afirma Almeida Filho, que tem mais de duas mil citações em publicações científicas internacionais e uma longa trajetória de dedicação à ciência e tecnologia.
 
Pesquisador aposentado do INPE, onde iniciou sua carreira em 1974, Almeida Filho realizou um minucioso levantamento histórico e resgatou documentos sobre as conquistas e fracassos dos programas espaciais brasileiros. As restrições orçamentárias, as divergências ideológicas e os entraves geopolíticos, que impediram o acesso do Brasil a tecnologias sensíveis, são alguns dos obstáculos apontados pelo autor.
 
Com 400 páginas, o livro apresenta uma narrativa envolvente que percorre desde os projetos iniciados no governo de Jânio Quadros até a gestão atual do presidente Lula. Além disso, revela os bastidores das parcerias do Brasil com países como China, Ucrânia, Estados Unidos e Argentina, mostrando os desafios e oportunidades que moldaram a trajetória do país no setor espacial. O livro pode ser adquirido na Amazon neste link.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários