Cientistas Estão Conduzindo Estudo Para Esclarecer Cientificamente o Fenômeno UFO/UAP. Será Realmente Um Estudo Sério?

Caros leitores e leitoras do BS!
 
A página da Society for UAP Studies no LinkedIn, publicou ontem (22/04) uma nota dando destaque a um estudo científico inédito intitulado "The Scientific Investigation of Unidentified Aerial Phenomena (UAP) Using Multimodal Ground-Based Observatories", publicado no Journal of Astronomical Instrumentation, Vol. 12, No. 01, 2340006 (2023).
 
O estudo representa um esforço significativo da comunidade científica para finalmente investigar, de forma sistemática e rigorosa, os fenômenos aéreos não identificados — anteriormente conhecidos como UFOs e atualmente denominados UAPs. A pesquisa busca lançar uma luz sobre esses eventos por meio da utilização de observatórios terrestres multimodais, trazendo novas perspectivas para um tema que, por muito tempo, esteve à margem da ciência tradicional.
 
De acordo com a nota da página, Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAP), também conhecidos como Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) e Fenômenos Aeroespaciais Não Identificados, capturaram a imaginação do público desde o final da década de 1940, mas até agora atraíram muito pouco interesse científico. Desde o ponto alto da atenção científica no final da década de 1960, as tecnologias necessárias para monitorar o céu e o meio ambiente usando todas as modalidades de medição conhecidas foram drasticamente aprimoradas.
 
O advento das câmeras digitais e dos computadores de placa única de baixo custo revolucionou nossa capacidade de construir sistemas de sensores capazes de medir inúmeras propriedades da atmosfera e dos objetos que passam por ela. Avanços recentes no aprendizado de máquina produziram ferramentas poderosas para caracterizar condições de "fundo" e para detectar eventos discrepantes. Apesar disso, nos últimos 50 anos, houve muito poucas tentativas de cientistas estabelecidos de projetar sistemas de instrumentos com o propósito expresso de estudar UAP. 
 
Em contraste com a maioria dos trabalhos anteriores sobre este tópico, que se concentraram na análise de relatos de testemunhas oculares ou de observações registradas usando instrumentos não projetados especificamente para análise científica, o presente estudo se concentrará na coleta de novos dados usando instrumentação calibrada em condições bem compreendidas.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários