A Startup GITAI Finaliza Estudo de Braço Robótico Para o Rover Lunar Tripulado do Japão
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: Toyota
No dia de ontem (31/03), o portal SpaceNews noticiou que a startup especialista em robótica espacial GITAI concluiu um estudo de conceito para um braço mecânico que estaria pronto para apoiar o rover lunar tripulado do Japão no início da próxima década.
De acordo com a nota do portal, o fundador e CEO da GITAI, Sho Nakanose, afirmou que a subsidiária japonesa da empresa, localizada em Torrance, Califórnia, completou o estudo em 31 de março, sob um contrato de 160.000 dólares com a agência espacial JAXA do Japão.
O estudo abrangeu o design conceitual do sistema do braço robótico, requisitos de interface e cenários operacionais para uso remoto e autônomo.
Nakanose disse que a próxima fase do contrato provavelmente envolverá vários milhões de dólares de financiamento da JAXA, que está desenvolvendo o rover pressurizado em parceria com o fabricante de automóveis japonês Toyota.
O rover está sendo projetado para apoiar a exploração tripulada das regiões polares da Lua como parte da contribuição do Japão para o programa Artemis da NASA, proporcionando aos astronautas um habitat móvel e pressurizado que lhes permita viajar, viver e trabalhar na superfície lunar por até 30 dias.
Em troca da JAXA liderar o trabalho no rover lunar tripulado, os Estados Unidos e o Japão concordaram em incluir astronautas japoneses nas missões lunares Artemis.
“Embora nenhuma data oficial de lançamento tenha sido definida, a JAXA estabeleceu internamente um período de tempo em torno de 2031-2035, dependendo do agendamento das missões Artemis, da prontidão do rover e das oportunidades de lançamento,” disse Nakanose por e-mail.
“O cronograma de desenvolvimento no contrato da GITAI assume que o sistema do rover deve estar pronto até o ano fiscal de 2030, em preparação para o lançamento logo depois.”
O rover seria projetado para operar de forma autônoma durante períodos não tripulados, utilizando seu braço robótico para preparar locais ou realizar missões científicas antes da chegada da tripulação.
Nakanose afirmou que a JAXA e a NASA continuam a coordenar de perto por meio dos Acordos Artemis e da parceria Gateway para garantir a interoperabilidade e o alinhamento das missões.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário