'Nighthawk': Conheça a Proposta de Missão de Um Novo Helicóptero da NASA Para Marte Que Poderá Ser Um Grande Avanço Para a Exploração do Planeta Vermelho
Prezados leitores e leitoras do BS!
No dia 4 de abril, o portal Space.com publicou uma reportagem fascinante sobre o 'Nighthawk', uma proposta inovadora de missão de helicóptero da NASA para Marte. Essa missão tem o potencial de representar um grande avanço na exploração do planeta vermelho, focando na busca por sinais de vida, água e possíveis locais para futuros assentamentos humanos em uma vasta rede de cânions vulcânicos.
(Crédito da imagem: NASA/JPL-Caltech/Theodore Tzanetos)
![]() |
Representação artística do próximo helicóptero da NASA para o Planeta Vermelho, conhecido como Mars Chopper, que será muito maior e mais capaz do que o pathfinder Ingenuity. |
O pequeno drone Ingenuity provou que os helicópteros podem desempenhar um papel revolucionário na exploração de Marte. Agora, a NASA está pensando em coisas maiores e melhores.
Com o sucesso do Ingenuity, que abriu os céus do Planeta Vermelho com 72 voos, a agência está desenvolvendo um drone maior — o Mars Chopper do tamanho de um SUV, que usaria seis rotores, cada um com seis lâminas, para propulsá-lo através da fina atmosfera marciana. E os cientistas já estão elaborando propostas para aproveitar ao máximo essa aeronave de ponta.
Uma nova proposta intrigante é o Nighthawk, detalhado em dois artigos apresentados na Lunar and Planetary Science Conference, realizada em Woodlands, Texas, de 10 a 14 de março.
O Nighthawk teria como missão o Mars Chopper — que não precisaria de suporte de um rover, como ocorreu com o Ingenuity e o Rover Perseverance — para voar através dos profundos cânions interconectados e pelos campos de dunas e fluxos de lava de Eastern Noctis Labyrinthus, uma região fascinante e cientificamente rica localizada na transição entre o sistema de cânions de Valles Marineris e o vasto planalto vulcânico de Tharsis.
Entre os principais objetivos do Nighthawk estão o estudo de áreas chave de Eastern Noctis Labyrinthus — considerada um enorme vulcão profundamente erodido e glaciarizado — em busca de possíveis biomarcadores e até da viabilidade para a futura exploração humana.
Notavelmente, dentro dessa região está o Noctis Landing, considerado um possível local para um futuro pouso tripulado. A missão também caracterizaria as características de água e sua evolução, as características vulcânicas e suas histórias, além de explorar o vulcão gigante e agora profundamente erodido da área, o Noctis Volcano, e suas esperadas grandes quantidades de gelo glaciar.
Para alcançar isso, o Nighthawk seria equipado com três cargas úteis científicas, utilizando apenas 3,0 kg de 5 kg da carga útil disponível no Mars Chopper. Isso permitiria que ele voasse a uma altitude significativamente mais alta, atingindo um teto de 1.500 metros acima da altitude média global de Marte e, assim, realizasse seus objetivos científicos. Em contraste, o Ingenuity estava voando dentro da Cratera Jezero, a cerca de 2,6 km abaixo da média global, onde a atmosfera é mais espessa.
As cargas úteis são: OCCAM (Omni-directional Color CAMera system), um sistema de câmeras coloridas de oito câmeras para navegação e contexto geológico, o espectrômetro NIRAC e a câmera de contexto, e o PMWS (Puli Mars Water Snooper), um detector de nêutrons para avaliar a abundância de água no subsolo próximo.
O Nighthawk operaria por pelo menos 240 sols (dias marcianos) no Planeta Vermelho, realizando 100 voos de até 3,0 km cada.
HISTÓRIAS RELACIONADAS:
“A missão científica do Nighthawk não seria alcançável com um helicóptero da classe do Ingenuity, mas poderia ser realizada com o maior e mais capaz Mars Chopper da NASA, atualmente em fase de design”, concluiu o artigo, liderado por Pascal Lee, do SETI Institute e do NASA Ames Research Center na Califórnia. “O alcance de voo esperado do Mars Chopper, a altitude de voo AGL (acima do nível do solo) e a capacidade de carga útil permitiriam ao Nighthawk realizar sua vasta gama de estudos científicos.”
Atualmente, não há indicação de quando as propostas para o uso do Mars Chopper entrarão em uma fase de seleção, mas as possibilidades, como sugerido pelo Nighthawk, são tentadoras.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário