Espaçonave Chinesa Com 3 Taikonautas Acopla na Estação Espacial Tiangong em Mais Uma Rotação de Tripulação
Prezados leitores e leitoras do BS!
Fonte: AP Photo/ Andy Wong
No dia de ontem (24/04), o portal Associated Press noticiou que uma nave espacial transportando três astronautas acoplou na mesma quinta-feira (24) à estação espacial da China, na mais recente rotação de tripulação, marcando mais um passo nas ambições do país de realizar uma missão tripulada à Lua e explorar Marte.
De acordo com a nota do portal, a nave Shenzhou 20 decolou conforme o planejado no foguete Longa Marcha 2F, o principal veículo lançador da China, às 17h no horário local (09h17 GMT). Ela alcançou a estação espacial Tiangong cerca de 6,5 horas depois, segundo a Agência Espacial Tripulada da China.
O foguete decolou do centro de lançamento em Jiuquan, na borda do Deserto de Gobi, no noroeste da China. A nave espacial permanecerá no espaço antes de retornar com a atual tripulação de três pessoas.
A Tiangong, ou “Palácio Celestial”, tornou a China um dos principais concorrentes na corrida espacial, especialmente por ter sido inteiramente construída pelo próprio país, após a China ter sido excluída da Estação Espacial Internacional por preocupações dos EUA com a segurança nacional. O programa espacial chinês é controlado pelo Exército de Libertação Popular, o braço militar do Partido Comunista governante.
A adição de braços mecânicos ao módulo triplo da estação também gerou preocupações de que a China poderia usá-los para desativar satélites ou outras naves espaciais em caso de crise.
Fonte: AP Vídeo - Olivia Zhang
Desde o lançamento do primeiro homem ao espaço em 2003 — tornando-se o terceiro país a fazer isso — o programa espacial chinês tem avançado de forma constante. A agência espacial também já pousou um explorador em Marte e um robô na menos explorada face oculta da Lua, além de planejar enviar um ser humano à Lua antes de 2030.
A missão Shenzhou 20, ou “Nave Celestial”, será comandada por Chen Dong, que está em seu terceiro voo. Ele será acompanhado pelo piloto de caça Chen Zhongrui e pelo engenheiro Wang Jie, ambos em suas primeiras missões, segundo a Agência Espacial Tripulada. Diferente de outras tripulações anteriores, a Shenzhou 20 é composta inteiramente por homens.
Eles substituirão três astronautas que estão atualmente na estação espacial chinesa. Como os anteriores, permanecerão a bordo por cerca de seis meses.
A nave espacial deve ser lançada ao espaço a bordo do foguete Longa Marcha 2F às 17h no horário local (09h17 GMT) e alcançar a Tiangong aproximadamente 6,5 horas depois.
A tripulação de três pessoas foi enviada em outubro do ano passado e está no espaço há 175 dias. Eles devem retornar em 29 de abril, após uma breve sobreposição com seus substitutos. A Tiangong, totalmente montada em outubro de 2022, pode acomodar até seis pessoas simultaneamente.
Enquanto estiverem no espaço, os astronautas conduzirão experimentos em ciência médica e novas tecnologias, além de realizar caminhadas espaciais para manutenção e instalação de novos equipamentos, segundo a Agência Espacial Tripulada.
Para os entusiastas que desejarem acompanhar em português como foi o lançamento desta espaçonave chinesa, recomendamos que o faça pelo canal HOMEM DO ESPAÇO, do nosso amigo Junior Miranda pelo link abaixo:
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário