O 'Foguete Vega C' Europeu Está Pronto Para Retornar ao Voo Após Segundo Teste Bem Sucedido do 'Motor Zefiro-40'

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Crédito: Avio
O motor Zefiro-40 redesenhado passou por um segundo teste de queima estática em 3 de outubro.

No dia de hoje (04/10), o portal SpaceNews noticiou que o segundo teste bem-sucedido do motor de foguete Zefiro-40 redesenhado, abre o caminho para o Foguete Vega C da europeu retornar ao voo, quase dois anos após a falha no seu lançamento.

De acordo com a nota do portal, a Agência Espacial Europeia (ESA) afirmou em 3 de outubro que a Avio, contratada principal do Vega, testou com sucesso o Motor Zefiro-40 em uma instalação de testes da empresa na Itália. A análise inicial dos dados do teste mostrou que o motor se comportou conforme o esperado, disse a agência.

Este é o segundo teste do Zefiro-40 redesenhado, que serve como o segundo estágio do Vega C. O motor teve uma queima bem-sucedida em um teste em maio, com duração de 94 segundos. A ESA não divulgou o tempo de queima deste segundo teste, mas observou que o último teste foi realizado a uma pressão mais baixa, conforme o planejado, resultando em um tempo de queima mais longo.

Este teste foi o marco final na reformulação do bocal do Zefiro-40, corrigindo um problema que causou a falha do segundo lançamento do Vega C em dezembro de 2022. A Avio originalmente substituiu o material de carbono-carbono no bocal, mas o bocal falhou em um teste de queima estática em junho de 2023, levando a uma reformulação do próprio bocal.

Em uma apresentação no final de agosto, antes do lançamento final da versão original do Vega, Toni Tolker-Nielsen, diretor de transporte espacial da ESA, disse que havia “muita confiança” de que o segundo teste do Zefiro-40 seria bem-sucedido com base no desempenho do motor no primeiro teste.

Ele disse então que o Vega C estava a caminho de retornar ao voo assim que no final de novembro, uma programação que não mudara em mais de um ano, mesmo após a reformulação e testes do motor. “Estamos seguindo um plano que foi estabelecido no meio do ano passado e estou muito confiante de que conseguiremos com o retorno do Vega C no final de novembro”, afirmou.

Essa missão de retorno ao voo transportará o Sentinel-1C, um satélite de imagem por radar que faz parte do programa Copernicus da ESA/Comissão Europeia de naves espaciais de ciência da Terra.

O retorno do Vega C ocorre enquanto a Arianespace, fornecedora de serviços de lançamento, faz a transição do veículo para a Avio. A Arianespace permanecerá responsável pelas operações dos próximos cinco voos do Vega C, programados até o final de 2025, momento em que a Avio assumirá. A Avio já está cuidando das vendas e do marketing do foguete, um papel anteriormente desempenhado pela Arianespace.

Stéphane Israël, CEO da Arianespace, chamou essa transição de “Vexit” durante uma apresentação em 16 de setembro, realizada em conjunto com a Semana Mundial de Negócios Espaciais em Paris. Uma complicação é que os contratos de lançamento do Vega que a Arianespace assinou para missões além de 2025 precisarão ser transferidos para a Avio com o acordo do cliente.

“Não podemos fazer uma transferência forçada”, disse ele, já que o cliente deve concordar voluntariamente com a mudança. Isso cria o risco de que clientes comerciais busquem, em vez disso, um concorrente. Mas, acrescentou, “estamos muito confiantes de que eles aceitarão.”

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