Eclipse Solar Criará Raro "Anel de Fogo" Sobre a América do Sul

Prezados leitores e leitoras do BS!

Imagem: Space Daily

No dia de hoje (02/10), o portal Space Daily noticiou que um Eclipse Solar anual criará um raro fenômeno de "anel de fogo" visível em partes da América do Sul nesta quarta-feira.

De acordo com a nota do portal, um "anel de fogo" ocorre quando a Lua se alinha entre o Sol e a Terra para criar um Eclipse Solar, mas não bloqueia completamente a luz do Sol.

Neste ano, a Lua estará mais distante da Terra do que o normal, então aqueles em partes do Chile e da Argentina poderão testemunhar "uma espécie de anel de luz vindo do Sol", disse Diego Hernandez, chefe de divulgação científica do Planetário de Buenos Aires, à AFP.

Um "sol crescente" será visível antes e depois do anel, à medida que a Lua passa na frente do Sol, acrescentou.

O caminho do eclipse solar começará no Pacífico Norte, passará pelas regiões dos Andes e da Patagônia na América Latina e terminará no Atlântico.

O eclipse durará mais de três horas, das 17h00 às 20h30 GMT, de acordo com a NASA.

Mas o fenômeno do "anel de fogo" deve durar apenas alguns minutos, ocorrendo por volta das 18h45 GMT, segundo o instituto IMCCE do Observatório de Paris, na França.

Um eclipse parcial será visível da Bolívia, Peru, Paraguai, Uruguai, partes do Brasil, México, Nova Zelândia e várias ilhas nos oceanos Pacífico e Atlântico, informou a NASA.

Agências espaciais e institutos alertaram contra a observação de um eclipse a olho nu, afirmando que isso pode causar danos irreversíveis à retina. Óculos de sol comuns oferecem proteção insuficiente.

Os únicos métodos seguros, de acordo com a NASA e o IMCCE, são o uso de óculos especiais para eclipse certificados ou a observação indireta através de um pequeno furo em uma folha de papelão, projetando a imagem do Sol eclipsado em uma segunda folha de papelão.

O próximo eclipse solar parcial ocorrerá em 29 de março de 2025, visível principalmente a partir do oeste da América do Norte, Europa e noroeste da África.

Brazilian Space

Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários