Pesquisadores do 'Imperial College', no Reino Unido, Desenvolveram 'Mini Propulsor Espacial' Que Funciona Com Água

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Foi postado ontem (18/09) uma curiosa notícia no site ‘Olhar Digital’ destacando que pesquisadores do Imperial College, no Reino Unido, criaram um mini propulsor espacial inovador que pode mudar a forma de manobrar pequenos satélites no futuro. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Mini Propulsor Espacial Funciona Com Água
 
Minúsculo propulsor espacial é do tamanho de uma unha e funciona com propulsão sustentável
 
Por Gabriel Sérvio
18/09/2023 - 12h04
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
Imagem: Reprodução/URA Thrusters

Pesquisadores do Imperial College, no Reino Unido, criaram um mini propulsor inovador que pode mudar a forma de manobrar pequenos satélites no futuro.
 
A novidade é um dispositivo do tamanho de uma unha, dispensa grandes instalações para armazenamento e ganhou o nome de ICE-Cube Thruster — ‘ICE’ é uma abreviação de “Iridium Catalyzed Electrolysis”, ou Eletrólise Catalisada por Iridium em português.
 
Como é o Mini Propulsor Espacial?
 
* Como o nome indica, o propulsor é baseada na eletrólise e foi projetado para manobrar pequenos satélites no espaço.
 
* Para se mover, um eletrolisador associado move uma corrente de 20 watts através da água e produz hidrogênio e oxigênio para gerar impulsão.
 
* Para ter uma ideia do tamanho mínimo, o ICE-Cube Thruster é tão pequeno em escala que sua câmara de combustão e bico juntos medem só 1 mm de comprimento.
 
* Por conta das dimensões, o mini propulsor espacial só pode ser montando usando uma abordagem especial baseada em microeletrônica chamada MEMS (ou “Micro-Electrical Mechanical Systems” em inglês). As informações são do portal Phys.org.
 
Qual a Potência do Mini Propulsor ICE-Cube Thruster?
 
Em testes, o ICE-Cube atingiu até aqui a marca de 1,25 milinewtons de empuxo de forma sustentada por 185 segundos (cerca de 3 minutos).
 
Os primeiros experimentos foram realizados em laboratório para comprovar a viabilidade do propulsor no mundo real. Os dados recolhidos durante a atividade vão orientar quais serão os próximos passos no desenvolvimento do mini propulsor inovador.

Comentários