AEB e IFPR - Campus Londrina, Se Reunem Para Tratar do Acordo de Cooperação Técnica (ACT)

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada ontem (14/09) no site da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que nesta terça-feira (12), o presidente da Agência, o Sr. Marco Chamon, reuniu parceiros para tratar do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 02/2022, assinado entre a AEB e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Londrina. Entendam melhor essa história pela nota abaixo.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
AEB e IFPR - Londrina Fortalecem Cooperação no Setor Espacial Brasileiro
 
Parceria visa promover colaboração estratégica em atividades educacionais e divulgação de tecnologias espaciais
 
Publicado em 14/09/2023 - 15h38
Atualizado em 14/09/2023 - 15h53
 

Na terça-feira (12), o presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Chamon, reuniu parceiros para tratar do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 02/2022, assinado entre a AEB e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Londrina.
 
Juntamente com a equipe da AEB, participaram da reunião o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Alex Canziani, representantes da Fundação Araucária, Itaipu Binacional, IFPR e a presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados, deputada Luiza Canziani.
 
A parceria tem como objetivo promover uma colaboração estratégica em atividades educacionais e na divulgação de tecnologias espaciais para a comunidade acadêmica e na região de influência do IFPR-Londrina, além de fortalecer o setor espacial brasileiro, com foco na formação e capacitação de profissionais em áreas como satélites, empreendedorismo e inovação tecnológica.
 
No âmbito do ACT, a reunião abordou detalhes sobre o NAPI-SPACE, sigla para "Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação - Serviços, Produtos, Aplicações e Conectividade Espaciais". Essa iniciativa pretende catalisar o desenvolvimento de cadeias tecnológicas e recursos humanos destinados ao setor espacial brasileiro.
 
Durante o encontro, foram apresentados os primeiros resultados dessa parceria promissora. Tanto os servidores da AEB quanto os demais participantes da reunião compartilharam contribuições e propostas para impulsionar o empreendedorismo e a inovação no setor espacial. A reunião foi marcada por discussões construtivas e por um ambiente de colaboração.
 
Além disso, vale destacar que o curso "Formação Profissional de Desenvolvimento de Negócios com Produtos e Serviços Espaciais", lançado em junho deste ano, faz parte integrante do ACT.
 

Esse curso é destinado a pessoas com idade superior a 18 anos e que tenham concluído o ensino médio, e demonstra o compromisso conjunto do IFPR e da AEB em promover o crescimento do setor espacial brasileiro ao capacitar novos profissionais nesse campo.
 
O presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, lembrou que “há muita coisa sendo feita pela Agência Espacial Brasileira, algo que nos dá muito prazer e satisfação. Deu para se ter uma ideia global do que existe e das muitas possibilidades de inserção, em todos os níveis educacionais, e eu gostaria muito que isso avançasse”, enfatizou.
 
A parceria entre as duas instituições promete trazer benefícios significativos não apenas para a comunidade acadêmica, mas também para o setor espacial como um todo. Além disso, promete impulsionar o conhecimento e a inovação em um campo tão crucial para o desenvolvimento tecnológico do país.
 

Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários

Postar um comentário