O 'Telescópio Espacial James Webb' Detectou 'Moléculas Com Caborno' Que Sugerem Uma Atmosfera Rica em Hidrogênio e Um Possível Oceano no 'Exoplaneta K2-18 b'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue agora uma notícia publicada ontem (11/09) no site ‘Canaltech’, destacando que o Telescópio Espacial James Webb detectou que o ‘Exoplaneta K2-18 b’, encontrado a 120 anos-luz da Terra, contém diferentes moléculas com carbono em sua estrutura e possivelmente uma atmosfera rica em hidrogênio, além de uma superfície coberta por um oceano de água líquida. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
James Webb Detectou Moléculas Que Sugerem Possível Oceano em Subnetuno
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
11 de Setembro de 2023 às 13h19
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: Pablo Carlos Budassi/CC BY-SA 4.0

O exoplaneta K2-18 b, encontrado a 120 anos-luz da Terra, contém diferentes moléculas com carbono em sua estrutura. A descoberta vem de novos dados obtidos pelo telescópio James Webb, e reforça a possibilidade de que este seja um mundo com uma potencial atmosfera rica em hidrogênio e superfície coberta por um oceano de água líquida.
 
As primeiras descobertas sobre as propriedades atmosféricas do K2-18 b foram proporcionadas por observações do telescópio Hubble. Entretanto, os astrônomos ainda não entendem bem suas características atmosféricas devido ao tamanho do planeta: K2-18 b tem proporções intermediárias, comparáveis a algo entre o tamanho da Terra e de Netuno.
 
Não há nenhum outro mundo no Sistema Solar com tamanho semelhante, e a falta de planetas análogos faz com que estes, conhecidos como subnetunos, sejam pouco compreendidos principalmente em relação às suas atmosferas. No caso do K2-18 b, existe a possibilidade de ele seja do tipo Hycean, nome que combina hidrogênio e oceano em inglês.
 
(Imagem: Reprodução/NASA, CSA, ESA, J. Olmstead (STScI), N. Madhusudhan (Cambridge University)
Representação artística do exoplanetaq K2-18 b, orbitando a estrela H2-18.
 
Portanto, talvez ele seja um mundo maior que a Terra e menor que Netuno, coberto por uma atmosfera de hidrogênio e com possíveis oceanos de água líquida. “Tradicionalmente, a busca por vida em exoplanetas foi focada primariamente em planetas rochosos menores, mas os Hycean maiores são significativamente mais condutores a observações atmosféricas”, observou Nikku Madhusudhan, autor principal do novo estudo.
 
Os novos dados do Webb mostraram abundância de metano e dióxido de carbono, além de amônia em baixa quantidade, apoiando a hipótese de que K2-18 b pode abrigar um oceano sob sua atmosfera — mas, se existir, tal possível oceano do planeta pode ser quente demais para abrigar vida ou até mesmo para estar no estado líquido.
 
Além disso, os dados do telescópio apresentaram uma possível detecção da molécula sulfeto de dimetila (DMS), que, na Terra, é produzida por processos biológicos. Contudo, mais dados são necessários para confirmar a ocorrência dela. Agora, a equipe planeja realizar novos estudos com o instrumento Mid-InfraRed Instrument (MIRI), do Webb, para validar o que já se sabe sobre o K2-18 b e trazer novas descobertas sobre ele.
 
O artigo com os resultados do estudo foi aceito para publicação na revista The Astrophysical Journal Letters.

Comentários