AEB e CONAE Argentina Se Reuniram Para Coordenar Ações de Cooperação Bilateral no Âmbito do Projeto SABIA-Mar

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada ontem (01/09) no site da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que no último dia 30/08 a Agência se reuniu remotamente (videoconferência), com a ‘Comissão Nacional de Atividades Espaciais da Argentina (CONAE)’, para coordenar as ações de cooperação espacial bilateral no âmbito  do projeto SABIA-Mar. Entendam melhor essa história pela nota abaixo.
 
Pois é, vejam como são as coisas. Agora o nosso Satélite Amazônia-1B mudou descaradamente de nome, simples assim.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
AEB e CONAE Se Reúnem Para Coordenar Ações de Cooperação Bilateral
 
A reunião ocorreu de forma remota, na última quarta (30)
 
Publicado em 01/09/2023 - 15h54
Atualizado em 01/09/2023 - 16h01
 

Nesta quarta (30), o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Chamon, e o diretor-executivo da Comissão Nacional de Atividades Espaciais da Argentina (CONAE), Raúl Kulichevsky, reuniram-se por videoconferência para coordenar as ações de cooperação bilateral entre Brasil e Argentina no âmbito espacial.
 
Na ocasião, a AEB e a CONAE puderam avaliar o status dos trabalhos acordados durante a terceira reunião da Comissão Mista Brasil-Argentina para a Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação e sinalizar a continuidade da colaboração internacional com a Argentina no projeto SABIA-Mar.
 
Dois satélites de observação da Terra já estão em desenvolvimento avançado, a saber, o SABIA-Mar A (Argentina) e o SABIA-Mar B (Brasil), desenvolvido no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
 
Brasil e Argentina pretendem compartilhar dados desses satélites entre si e desenvolver aplicações conjuntas para o monitoramento de sistemas aquáticos oceânicos e costeiros, incluindo águas interiores. 
 
Na oportunidade, o presidente Chamon e o diretor-executivo Kulichevsky debateram sobre o fortalecimento da cooperação entre AEB e CONAE no setor espacial. 
 
Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários

Postar um comentário