Centro de Operações Espaciais (COPE) Recebeu Visita de Parlamentares da Câmara dos Deputados

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então caros amigos e amigas, segue abaixo uma nota postada ontem (28/09) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) tendo como destaque a visita nessa terça-feira (26/09) de parlamentares da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados; e de membros da Bancada do Maranhão, ao no Centro de Operações Espaciais (COPE) da FAB, sediado em Brasília (DF).
 
Brazilian Space
 
VISITA INSTITUCIONAL
 
Centro de Operações Espaciais Recebe Visita de Parlamentares
 
Iniciativa teve como objetivo estreitar as relações entre o Poder Legislativo e o Comando da Aeronáutica
 
Por Tenente Myrea Calazans
Edição: Agência Força Aérea
Publicada em: 28/09/2023 - 16:34
Fonte: Agência Força Aérea
 
Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER

Reforçar o compromisso da Força Aérea Brasileira (FAB) com a inovação e a defesa nacional. Esse foi um dos temas tratados durante a visita de parlamentares da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados; e de membros da Bancada do Maranhão, nessa terça-feira (26/09), no Centro de Operações Espaciais (COPE) da FAB, sediado em Brasília (DF).
 
Com o objetivo de estreitar as relações entre o Poder Legislativo Federal e o Comando da Aeronáutica (COMAER), os visitantes conheceram as instalações do COPE e entenderam a relevância da atividade espacial para o desenvolvimento e a defesa do país. As autoridades, que assistiram a uma apresentação do Chefe do Centro de Operações Espaciais, Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira, foram recebidas pelo Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara. “Estamos tramitando a Lei Geral de Atividades Espaciais e o apoio dos parlamentares é muito importante. Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Operações Espaciais e entender melhor a necessidade dessa Lei”, enfatizou o Tenente-Brigadeiro do Ar Potiguara.
 

O Deputado Federal João Leão, do Partido Progressista do estado da Bahia (PP/BA), enalteceu a atuação da FAB. “O trabalho e a equipe da Força Aérea são excepcionais. Eu fico encantado. Estive na Base de Alcântara e vi como o trabalho é incrível”, disse. Do mesmo modo, a Deputada Iza Arruda, do Movimento Democrático Brasileiro em Pernambuco (MDB/PE), ressaltou o orgulho de conhecer, na prática, o trabalho da FAB para o país. “Esse é um momento importante para os parlamentares conhecerem de perto os mecanismos de defesa do nosso país e poder ver e entender toda a logística de trabalho executada aqui no COPE”, declarou.
 
Além disso, o Deputado Federal Cobalchini, do Movimento Democrático Brasileiro em Santa Catarina (MDB/SC), também evidenciou pontos relevantes das relações entre o Legislativo e a Força Aérea Brasileira. “Nós temos ferramentas orçamentárias importantes que agora podem ser redirecionadas e, ao conhecer esse Centro, vi que podemos avançar muito na área de tecnologia e alcançar níveis que outros países não alcançaram”, ressaltou.
 

Ao final, o Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, agradeceu a presença das autoridades e evidenciou aspectos importantes da missão da FAB. “Podem confiar na Força Aérea Brasileira, pois temos a capacidade de executar as missões que o Brasil nos destina, e executamos isso com competência e profissionalismo”, ressaltou.
 
COPE
 
O COPE foi inaugurado em 2020, em parceria com a Empresa Estatal Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebras), para servir como Centro de Controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e com a possibilidade de controlar diversos satélites. As instalações do COPE foram projetadas com alto nível de segurança e disponibilidade de rede, tornando-se referência pela complexidade e modernidade.
 

Provendo serviços com aplicação civil e militar e atuando com plena confiabilidade, o COPE tem capacidade de operação continuada nos mais diversos cenários. Em maio de 2022, o Centro de Operações Espaciais lançou os primeiros satélites do Projeto Lessonia - 1. Os dois satélites de Sensoriamento Remoto Radar (SRR), denominados Carcará I e Carcará II, foram lançados por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos (EUA). 

Comentários

Postar um comentário