'Foguete Alpha' da Firefly Aerospace Pode Ter Feito Buraco na Atmosfera

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue agora uma notícia publicada ontem (26/09) no site ‘Canaltech’, destacando que o lançamento recente do Foguete Alpha da Firefly Aerospace pode ter aberto um Buraco na Atmosfera. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Foguete da Firefly Aerospace Pode Ter Feito Buraco na Atmosfera
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
26 de Setembro de 2023 às 10h39
Fonte: Via: LiveScience
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: Firefly Aeropspace

Recentemente, a Firefly Aerospace lançou seu foguete Alpha, que levou ao espaço um satélite da Força Espacial dos Estados Unidos. A missão foi um sucesso, e parece ter rendido um fenômeno conhecido como buraco atmosférico. 
 
O foguete Alpha deixou a plataforma na Base da Força Espacial Vandenberg, na Califórnia, às 23h28 no horário de Brasília, levando o satélite Victus Nox. Quando iniciar suas operações, o satélite vai ajudar no monitoramento do ambiente espacial.
 


Após deixar o solo, o veículo deixou uma pluma de exaustão visível a mais de 1.600 km. Ela se dissipou, mas um brilho avermelhado permaneceu no céu, indicando que o foguete deixou uma abertura na ionosfera (camada que se estende de 80 km a 645 km sobre a superfície da Terra).
 
Os buracos atmosféricos surgem quando o combustível no segundo estágio dos foguetes é queimado na parte média da ionosfera, de 200 km a 300 km sobre a superfície. A esta altitude, o dióxido de carbono e o vapor d’água fazem com que os átomos de oxigênio ionizados se recombinem.
 
(Imagem: Kamala Venkatesh/Instagram)
Brilho avermelhado registrado após um lançamento espacial da SpaceX.
 
Com o processo, as moléculas emitem energia na forma da luz. Algumas horas depois, os gases recombinados são ionizados outra vez e a abertura se fecha, sem oferecer riscos para pessoas em solo.
 
Este não é o primeiro buraco atmosférico deixado por um lançamento espacial. Em julho, a SpaceX lançou um foguete Falcon 9 ao espaço, e não demorou muito até um brilho avermelhado ser observado no céu. Jeff Baumgardner, cientista da Universidade de Boston, acredita que o brilho visto na ocasião se deve ao lançamento.

Comentários