Foguete da 'Rocket Lab' Falhou ao Lançar Satélite de Observação da Terra da 'Capella Space'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue agora uma notícia publicada ontem (19/09) no site ‘Canaltech’, destacando que um ‘Foguete Electron’, da Rocket Lab, falhou durante um lançamento nesta terça-feira (19). O veículo levaria ao espaço um satélite de imageamento da Capella Space, porém infelizmente sofreu uma anomalia após a separação dos estágios. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Foguete da Rocket Lab Falha ao Lançar Satélite de Observação da Terra
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
19 de Setembro de 2023 às 10h43
Fonte: SpaceNews
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: Rocket Lab

Um foguete Electron, da Rocket Lab, falhou durante um lançamento nesta terça-feira (19). O veículo levaria ao espaço um satélite de imageamento da Capella Space, mas sofreu uma anomalia após a separação dos estágios.
 
O Electron deixou a plataforma às 3h55, no horário de Brasília, após um atraso de quase 20 minutos causado por condições meteorológicas desfavoráveis. A decolagem do primeiro estágio pareceu correr conforme o esperado.
 

Após a separação dos estágios, somente um motor Rutherford foi acionado e o foguete começou a perder velocidade, indicando a ocorrência de algum problema. Passados 45 segundos após a separação, o diretor de lançamentos declarou que houve uma anomalia.
 
Segundo um comunicado da Rocket Lab, o foguete completou com sucesso a queima do primeiro estágio e a separação dos componentes, mas uma falha aconteceu dois minutos e 30 segundos após o início do voo. Por enquanto, não há detalhes sobre o ocorrido.
 
O foguete levaria ao espaço o segundo satélite Acadia, de abertura de radar sintética (SAR). Os satélites SAR contam com sensores que produzem energia própria e, depois, registram a quantidade de energia refletida de volta após interagir com a Terra. Desta forma, eles capturam imagens em alta resolução sem se limitar à luz do dia ou a condições atmosféricas.
 
Esta é a terceira vez em pouco mais de três anos que um foguete Electron apresenta problemas — nas outras vezes, as anomalias aconteceram no estágio superior do veículo. A missão de hoje foi a nona lançada pela empresa neste ano, sendo também a 41ª na contagem geral.

Comentários