China Planeja Missões Robóticas Para Explorar Tubos de Lava na Lua, Visando no Futuro Usá-los Como Abrigo Para Taikonautas

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Foi postado ontem (29/09) uma notícia no site ‘Olhar Digital’ destacando que a China planeja usar Missões Robóticas para explorar Tubos de Lava na Lua visando no futuro usá-los como abrigo para os seus Taikonautas. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Bom amigos e amigas isto não é ficção científica, e sim parece ser uma boa ideia. No entanto, antes de se criar grandes expectativas sobre essa possibilidade será preciso confirmar 100% que esses buracos e cavernas lunares são estáveis e consequentemente seguros, pois seria catastrófico ter toneladas de pedras desabando sobre assentamentos humanos.
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
China Quer Usar Tubos de Lava na Lua Como Abrigo Para Astronautas
 
Cientistas da China apresentaram um estudo sobre os tubos de lava da Lua e como essas formações podem ser útil para os astronautas
 
Por Flavia Correia
29/09/2023 - 12h49
Com informações do Universe Today
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University
Cratera na região de Mare Tranquillitatis, na Lua, um exemplo de formação de tubo de lava.
 
O Que Você Precisa Saber:
 
* As próximas expedições tripuladas à Lua serão de longa permanência, diferentemente das missões Apollo;
 
* Diversos países estudam formas seguras de abrigar os futuros astronautas lunares;
 
* A Lua contém diversas formações geológicas chamadas tubos de lava, que podem ser usadas para a construção de bases para habitação e trabalho científico;
 
* Em uma conferência recente, cientistas da China apresentaram uma pesquisa sobre essas áreas e como o país pretende explorá-las.
 
Diferentemente da era Apollo, em que as idas à Lua eram experiências relativamente rápidas, o objetivo das próximas missões lunares é estabelecer uma base permanente de ocupação humana – como se o satélite natural da Terra passasse a ser um “segundo lar” para os futuros exploradores.
 
Dessa forma, os astronautas precisarão de proteção contra um conjunto diverso de perigos, como a radiação cósmica e solar, ataques de meteoritos, oscilações de temperatura selvagens e até ejeção de impacto.
 
Os países envolvidos nessa nova e ousada empreitada têm se dedicado a encontrar maneiras eficazes de lidar com esses percalços, de modo a garantir o máximo de segurança aos que forem enviados para lá.
 
Uma opção a ser considerada está nos chamados tubos de lava – formações geológicas na Lua, também chamadas de pirodutos, que se assemelham a túneis ou cavernas formadas por erupções vulcânicas antigas, quando a lava fluía e depois solidificava, ocasionalmente deixando um vão subterrâneo. Essas cavernas podem oferecer abrigo e proteção contra as condições extremas da superfície lunar.
 
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University
Os tubos de lava são formações naturais que podem servir como abrigos na Lua. Estas imagens da Lunar Reconaissance Orbiter mostram fossas na superfície lunar que chegam a 222 metros de largura.
 
O satélite Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, já detectou uma variedade de “claraboias” lunares, locais onde o teto de um tubo de lava desabou, fazendo uma abertura natural para o tubo. Alguns desses vãos, segundo as observações do LRO, podem ter até centenas de metros de diâmetro, o suficiente para fornecer o abrigo que os astronautas precisarão para habitar e trabalhar.
 
Como a China Pretende Explorar os Tubos de Lava da Lua
 
Cientistas de diferentes países e agências analisam a ideia de usar tubos de lava como abrigo. Em uma conferência recente na China, Zhang Chongfeng, da Academia de Tecnologia de Voo Espacial de Xangai, apresentou um estudo sobre o mundo subterrâneo dos tubos de lava chineses para entender como aproveitar essas formações na Lua.
 
Segundo Zhang, há semelhança suficiente entre os tubos de lava lunares e terrestres para que um seja um análogo do outro, como a existência de tipos de entradas, verticais e inclinadas, em ambos os mundos. A maior parte do que encontramos na Lua são tubos de abertura vertical, mas isso pode ser devido à nossa visão aérea. Entradas inclinadas tornam mais fácil o acesso.
 
A China está planejando um sistema robótico que pode explorar essas cavernas. A sonda primária terá rodas ou pés e será construída para se adaptar a terrenos desafiadores e superar obstáculos. Também terá uma carga científica.
 
Crédito de imagem: NASA/LRO
À esquerda está uma imagem LRO de um poço no centro do Mare Fecunditatis, e à direita está um mapa de contexto mostrando o poço com uma seta amarela. Este é apenas um dos poços que imploram para serem explorados.
 
Os veículos auxiliares podem se separar da sonda principal para realizar mais reconhecimento e ajudar nas comunicações e no “suporte de energia”. Eles podem ter layouts diversificados para que a missão consiga enfrentar diferentes desafios: tendo múltiplas pernas ou sendo rolantes e até mesmo saltitantes. Esses veículos auxiliares também teriam instrumentos científicos para estudar a poeira lunar, a radiação e a presença de gelo de água nos tubos.
 
A China também está planejando um explorador voador que poderia encontrar seu caminho através de tubos de lava de forma autônoma usando radares de micro-ondas e laser.
 
Depois disso, concluída uma exploração robótica bem-sucedida, o país pretende edificar uma base tripulada. Seria uma base de pesquisa subterrânea de longo prazo em um dos tubos de lava lunar, com um centro de apoio para energia e comunicação na entrada da caverna. O terreno seria paisagístico, e a base incluiria instalações residenciais e de pesquisa dentro do tubo.

Comentários