Cinco Jovens Mulheres Integrantes do Projeto “Meninas na Ciência” da UFSC, Descobrem 8 Possíveis Asteroides em Um Programa da NASA

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota publicada ontem (31/08) no site ‘NSC Total’, destacando que um grupo de cinco jovens mulheres integrantes do projeto de extensão “Meninas na Ciência”, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), descobriu oito possíveis asteroides em um Programa da NASA. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
Home > DC > Educação
 
Meninas na Ciência: Como Cientistas da UFSC Descobriram 8 Asteroides em Projeto da NASA
 
Segundo a Unesco, apenas 33% dos cientistas do mundo são mulheres
 
Por Júlia Venâncio
Sob supervisão de Clarìssa Batìstela.
31/08/2023 - 06:00
Atualizada em: 31/08/2023 - 10:41
 
(Foto: Divulgação)
Projeto Meninas na Ciência descobriu oito possíveis asteroides em programa da NASA.
 
Um grupo de cinco mulheres integrantes do projeto de extensão “Meninas na Ciência”, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), descobriu oito possíveis asteroides em um programa da NASA. O grupo é formado por cientistas de 14 a 22 anos, estudantes de Ensino Fundamental, Médio e graduação.
 
Ana Lindsey Nogueira Fernandes, Ana Isadora Calazans Martins, Vanessa Bitencourt Stuart, Helen Moreira Santos e Rafaella Amorim Rios são as participantes do “Meninas na Ciência”, projeto de extensão da UFSC vinculado ao departamento de física. 
 
As jovens participaram e descobriram os asteroides durante duas competições entre julho e agosto deste ano, uma em parceria entre o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o International Astronomical Search Colloboration (IASC) da NASA, agência espacial norte-americana, e outra competição da própria NASA. 
 
Na campanha nacional promovida pelo MCTI, um asteroide foi descoberto e classificado como identificação preliminar. Na campanha internacional, outros sete asteroides preliminares foram encontrados, totalizando oito asteroides encontrados pela equipe.
 
A competição nacional e internacional de Caça Asteroides acontece a partir do acesso às imagens captadas por telescópios que são disponibilizadas no site do IASC e analisadas pelas equipes participantes com o auxílio do software Astrometrica. 
 
Se confirmadas as detecções preliminares, após a validação, numeração e catalogação pelos grupos responsáveis, as alunas terão oportunidade de sugerir nomes aos asteroides que encontraram. Esse processo leva de três a cinco anos para ser concluído. 
 
Meninas na Ciência  
 
A coordenadora do Meninas na Ciência, Gabriela Kaiana Ferreira, explica que o projeto tem como objetivo estimular o interesse de meninas e mulheres na busca por carreiras científicas.
 
— O projeto conta com a colaboração de bolsistas e voluntárias que desenvolvem a maior parte das atividades envolvendo divulgação científica, combate a preconceitos e estereótipos sobre a presença de mulheres na ciência — conta Gabriela.
 
Rafaella Amorim, Helen Moreira e Ana Lindsey são algumas das participantes do Meninas na Ciência
 
Para a coordenadora, a representatividade feminina nos espaços científicos é de extrema importância.
 
— O que eu posso afirmar sobre essas atividades e sobre a representatividade feminina é que as meninas se sentem mais acolhidas, mais seguras quando elas encontram alguém mais parecida com elas. Uma pessoa para quem olham e sentem que entendem um pouco as dificuldades, as barreiras internas e externas, os obstáculos explícitos e implícitos na formação durante a graduação, seja de uma área de engenharia, da área da física ou na da matemática — afirmou. 
 
Apesar dos avanços, ainda falta espaço para as meninas e mulheres dentro dos cargos científicos. De acordo com uma pesquisa feita pela Unesco, as mulheres representam apenas 33,3% de todos os pesquisadores no mundo e apenas 12% delas são membros de academias científicas nacionais.  
 
Ana Lindsey, de 19 anos, é uma das meninas que sonha em ocupar um dos cargos científicos. Membro do projeto Meninas na Ciência desde julho de 2023, participar de um programa oferecido pela NASA foi um momento de muita felicidade.
 
— Esse é um projeto de ciência cidadã. Através dele, nós conseguimos ver como a ciência de fato é. Nós podemos fazer análise das imagens e ter uma experiência participando e ajudando os cientistas de alguma forma. É o meu sonho ser uma futura cientista. Espero conseguir contribuir com a área em um futuro próximo. —  disse.
 
Como Participar do Meninas na Ciência
 
Para participar do projeto, é necessário ficar atento as datas de atividades que são divulgadas no Instagram e site do Meninas na Ciência.

Comentários