NASA Encontra Evidências de Possível Lua Fora do Sistema Solar

Olá leitor!

Segue abaixo uma curiosa notícia publicada ontem (04/10) no site do Sputnik News Brasil destacando que a NASA encontrou evidências de possível Lua fora do Sistema Solar.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

NASA Encontra Evidências de
Possível Lua Fora do Sistema Solar

Sputnik News Brasil
04/10/2018 - 09:54
Atualizado 04/10/2018 - 13:06

CC0 / Pixabay

Os telescópios espaciais Hubble e Kepler encontraram o que pode ser a primeira lua fora do Sistema Solar, anunciou a NASA em comunicado na quarta-feira (3).

"Este candidato lunar, que fica a 8 mil anos-luz da Terra na constelação Cygnus, orbita um planeta gasoso gigante que, por sua vez, orbita a estrela Kepler-1625", disse o comunicado acrescentando que "os pesquisadores alertam que a hipótese é provisória e que esta deve ser confirmada por observações posteriores do Hubble".

A lua foi descoberta a partir de observações das flutuações da luz à medida que o corpo celeste passava em frente ao seu planeta hospedeiro, um fenômeno conhecido como sinal de trânsito, segundo esclareceu o comunicado. E acrescentou que a mesma técnica foi usada para descobrir exoplanetas quando estes cruzam caminhos com uma estrela hospedeira.

No entanto, as exoluas são mais difíceis de serem detectadas devido ao tamanho menor, o que significa que o sinal de trânsito é muito mais fraco. Além disso, as órbitas lunares variam habitualmente a cada revolução. No caso da última descoberta, os pesquisadores encontraram um exemplo no planeta Kepler-1625b de uma assinatura de trânsito com anomalias intrigantes, sugerindo a presença de uma lua, esclareceu o comunicado da NASA.

Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentários