Conheça o Legado do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho

Olá leitor!

Segue abaixo uma mais que justa matéria sobre o legado do grande do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, esta postada dia (24/10), no site da Força Aérea Brasileira (FAB). Vale a pena conferir.

Duda Falcão

ENGENHARIA

Conheça o Legado do Marechal do
Ar Casimiro Montenegro Filho

Dia da Engenharia da Aeronáutica é comemorado em 28 de outubro

Por Gabriélli Dala Vechia
Edição: por Tenente Carlos Balbino
Revisão: Capitão Landenberger
Agência Força Aérea
Publicado: 24/10/2018 15:10

Fotos: Sgt Johnson e Arquivo FAB

Quando se pensa em Engenharia da Aeronáutica, não é à toa que o que vem à mente é o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Foi lá que o então Tenente-Coronel Aviador Casimiro Montenegro Filho implantou as bases para o ensino e pesquisa de engenharia voltada à aviação, na década de 1940. Por sua atuação em prol da área, ele é considerado o Patrono da Engenharia da Aeronáutica.

Segundo registros do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), ele acreditava que somente seria possível desenvolver uma Indústria Aeronáutica no Brasil se o país dispusesse de uma escola que proporcionasse formação técnica de alto nível. Assim, nos anos 1950, surgiram o Centro Técnico de Aeronáutica, atual DCTA, e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – considerado o berço da profissão no país.

Hoje, os engenheiros da Força Aérea, que comemoram seu dia em 28 de outubro, podem ser “iteanos” ou provenientes de universidades de todo o Brasil, aprovados em concurso público e incorporados ao Quadro de Oficiais Engenheiros (QOENG), após formação no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG). Além dos militares, também há pesquisadores civis que atuam em projetos estratégicos.


Bandeirante 

Um dos mais reconhecidos projetos da Engenharia da Aeronáutica no Brasil completa seu cinquentenário neste mês. Em 22 de outubro de 1968, alçava voo o primeiro avião 100% brasileiro que foi produzido em série e vendido em todo o mundo – o C-95 Bandeirante.

“Foi um feito grandioso. Se a indústria aeronáutica é o que é, hoje, em termos mundiais, isso começou com o ITA e com o antigo Centro Técnico de Aeronáutica, com a criação do Bandeirante. São 50 anos de história que precisam ser comemorados”, afirma o Diretor-Geral interino do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.



Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Bom leitor, nada mais do que justo esta lembrança da FAB para o dia da Engenharia Aeronáutica, deste que foi um dos grandes brasileiros que passaram pela Força Aérea Brasileira (FAB). Realmente tudo que foi feito nesta área deve-se a grande visão do Marechal Montenegro, não há a menor duvida quanto a isso. Aproveitando leitor, segundo fui informado, a primeira foto que acompanha esta notícia mostra a preparação da carga útil para o próximo voo do IAE, ou seja, o voo da tão aguardada Operação Mutiti.

Comentários