'Duende', o Objeto Descoberto Nos Confins do Sistema Solar Que Aponta Para a Existência do 'Planeta X'

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (03/10) no site “G1” do globo.com, destacando que um novo planeta-anão descoberto nos confins do nosso Sistema Solar aponta novas evidenciais de que um nono planeta pode realmente existir, ou seja,  o tal 'Planeta X'.

Duda Falcão

CIÊNCIA E SAÚDE

'Duende', O Objeto Descoberto Nos Confins
do Sistema Solar Que Aponta Para a
Existência do 'Planeta X'

Descoberta anunciada terça-feira, segundo cientistas, é mais uma evidência de que nosso Sistema Solar pode contar com um nono planeta

Por BBC
03/10/2018 - 11h46
Atualizado há 23 horas

Foto: Roberto Candanosa e Scott Sheppard/Instituto Carnegie/BBC
'Duende', ou 'Goblin', é considerado um indicador
da existência do hipotético 'Planeta X'.

Cientistas encontraram novas evidências de que o nono planeta do Sistema Solar, que há anos eles buscam identificar, pode de fato existir.

A órbita do planeta-anão "2015 TG387" ou o "Duende", cuja descoberta foi anunciada terça-feira pelo Centro de Planetas Pequenos da União Astronômica Internacional, pode ser a chave para se chegar ao chamado "Planeta 9" ou "Planeta X", que ficaria muito depois de Plutão (que, aliás, deixou de ser considerado um planeta em 2006 e foi reclassificado como planeta-anão).

O anúncio foi feito após três anos de pesquisa com a ajuda do telescópio japonês Subaru, localizado no Havaí, nos Estados Unidos.

E revela que a órbita do novo objeto, que está muito longe do Sol, sustenta a ideia da existência de um planeta ainda mais distante e maior, uma "superterra".

Planeta X, Um Gigante no Radar

Os cientistas afirmam que "O Duende" seria um pequeno indicador da presença do hipotético "Planeta X", um gigante que eles acreditam existir nos confins do Sistema Solar.

Mas por que um objeto-anão funciona como sinalizador da existência de um corpo celeste imenso?

Foto: NASA/BBC
Objetos estariam para além de Plutão, que a União Astronômica
Internacional deixou de considerar planeta em 2006.

O estudo que localizou o pequeno planeta de cerca de 300 km de diâmetro ficou a cargo do Instituto Carnegie para a Ciência, da Universidade do Norte do Arizona e da Universidade do Havaí.

O Duende - ou Goblin, em inglês - está 2,3 mil vezes mais distante do Sol do que a Terra e aproximadamente duas vezes e meia mais longe do que Plutão está do Sol.

Como resultado, o planeta-anão leva mais de 40 mil anos para dar uma volta ao redor do nosso astro.

E os cientistas estimam que sua lentidão pode se dever à "proximidade" de outro corpo muito maior que ele.

Influência

O Duende é um dos poucos objetos conhecidos que nunca chegam perto o suficiente dos planetas gigantes do Sistema Solar, como Netuno e Júpiter, para ter interações gravitacionais significativas com eles.

Sua longa órbita, como a de outros dois objetos parecidos descobertos em 2014, parece estar influenciada pela gravidade de um outro objeto, que pode ser 10 vezes maior que a Terra.
Este objeto supermassivo seria o chamado "Planeta X" ou "Planeta 9".

Os cientistas descobriram o Duende, inclusive, enquanto estavam em busca desse planeta.

Objetos Distantes

Segundo o Instituto Carnegie, a pesquisa que resultou na descoberta é "a maior e mais profunda já realizada em objetos distantes do Sistema Solar".

"Esses objetos distantes (como o Duende) são como as migalhas de pão que nos levam ao Planeta X", disse o chefe do estudo, Scott Sheppard, da Carnegie, em um comunicado.

"Quanto mais pudermos encontrar, melhor poderemos entender o Sistema Solar externo e o possível planeta que acreditamos estar moldando suas órbitas", acrescentou.

Sheppard afirma que "essas descobertas redefiniriam nosso conhecimento da evolução do Sistema Solar".

O astrônomo David Tholen, da Universidade do Havaí, complementa: "Achamos que poderia haver milhares de pequenos corpos como o TG387 2015 nas margens do Sistema Solar, mas a distância deles torna muito difícil encontrá-los".

Chad Trujillo, astrônomo da Universidade do Norte do Arizona e codescobridor dos planetas anões, acrescenta que a descoberta "não prova que há outro planeta massivo em nosso Sistema Solar, mas é mais uma evidência de que pode haver algo grande lá fora".


Fonte: Site “G1” do globo.com – 03/10/2018

Comentário: Pois é leitor, mas fica a duvida, se existe mesmo um Planeta X gigantesco como acredita parte da Comunidade Astronômica que defende esta teoria, por que então ele ainda não foi descoberto? Vários planetoides como este Globin (Duende) já foram identificados nos confins do Sistema Solar, o que em teoria seria muita mais difícil, enquanto o tal suposto gigantesco planeta ainda não apareceu, enfim...

Comentários