Balão Com Experimentos de Estudantes é Lançado na Estratosfera em São Carlos

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (29/09) no site “G1” do globo.com destacando que um Balão com 16 experimentos estudantis do Projeto Garatéa-E (edição esta ligada “I Gincana Galileu de Astronomia”),  foi lançado com sucesso, sendo que um desses experimentos foi desenvolvido pela primeira vez por estudantes baianos de uma escola de ensino médio do interior da Bahia.

Duda Falcão

SÃO CARLOS E ARARAQUARA

Balão Com Experimentos de Estudantes
é Lançado na Estratosfera em São Carlos

Lançamento aconteceu neste sábado na Universidade Federal de São Carlos
(UFSCar) e tem o objetivo de difundir o conhecimento científico.
Ele caiu em uma árvore em Pirassununga.

Por EPTV 2
29/09/2018 19h51
Atualizado há 2 dias

Um balão com experimentos de estudantes foi lançado neste sábado (29), em São Carlos (SP), e atingiu a estratosfera. O lançamento aconteceu na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e tem o objetivo de difundir o conhecimento científico para estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Experimentos

São 16 experimentos na 3ª edição da Missão Garatéa. Uma das turmas de estudantes do 9º ano veio da Bahia.

Eles pesquisam uma palma forrageira e colocaram quatro pedaços dela na plataforma de experimentos. Eles acreditam que no futuro a planta poderá fazer toda a diferença em uma viagem a Marte, por exemplo.

Fotos: Wilson Aiello/EPTV
Estudantes do 9º ano viajaram da Bahia
para São Carlos para a pesquisa.

Claro que a gente sabe que é muito diferente Marte daqui, mas é uma tentativa e se der certo pode trazer muitos benefícios para a astronomia", disse a estudante Giovana Marques.

Já os estudantes de uma escola municipal de São Paulo focam em bactérias extraídas de celulares, bebedouros e dinheiro. "Quando a gente teve a ideia a gente teve curiosidade de saber como seria a reação das bactérias na estratosfera", afirmou a estudante Giovana Santiago.

"O custo maior está no balão
estratosférico e na operação do projeto,
mas os experimentos são simples e isso é a
principal motivação", explicou o astrofísico
da UFScar Gustavo Rojas.

Lançamento de balão com experimentos na estratosfera
aconteceu na UFSCar em São Carlos.

Estratosfera

Os experimentos são colocados em uma plataforma desenvolvida por um grupo de estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP).

A estratosfera fica a mais de 25 quilômetros de altura. Os experimentos vão ter contato com temperaturas baixas, pouca umidade e muita radiação, características parecidas com a superfície de Marte.

Garatéa alçou voo com um balão de látex cheio com gás hélio, com autorização do Departamento de Controle Aéreo, órgão ligado à Força Aérea.

Balão caiu em árvore em Pirassununga.

Em terra, os caçadores do balão seguem os dados de GPS e a expectativa de cair em Pirassununga foi confirmada. O problema é que ele caiu no alto da copa de uma árvore e não foi possível pegar neste sábado. Ele deve ser resgatado nos próximos dias.

"Eles vão pegar [os experimentos] e fazer algumas análises para ver o que mudou com o ambiente estratosférico, para ver se teve algum efeito provavelmente negativo nessas amostras", disse Lucas Boldrini, integrante do projeto Zenith.

Balão é lançado em São Carlos com experimentos e atinge a estratosfera.


Fonte: Site “G1” do globo.com – 29/09/2018

Comentário: Pois é leitor, mais uma grande iniciativa deste fantástico grupo Zenith que vem fazendo história ao lado no Eng. Lucas Fonseca (nossa sugestão para ocupar a presidência da AEB e acabar de vez com a incompetência, falta de atitude e visão reinante neste órgão, isto é claro em uma eventual eleição do Mito). Apesar da falha do autor da matéria em informar, vale dizer que esta edição da Garatéa-E foi realizada para premiar os vencedores da "I Gincana Galileu de Astronomia", evento este que foi realizado em parceria com a Revista Galileu, a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a Alice Education. Outra informação que a matéria pecou em divulgar foi os nomes das escolas participantes e seus estados respectivos. Aproveitando a oportunidade é com grande satisfação que gostaria de parabenizar pelo ineditismo os alunos e seus professores do 9º ano do "Colégio Maria Edith Rhoden" de ensino médio da cidade São Desidério, cidade esta localizada no oeste baiano, há 900 km da bela capital de São Salvador. Vale dizer que este ineditismo deveria ter sido da “Escola Municipal Ouricuri”, de Souto Soares na Chapada Diamantina, veja aqui, mas por questões desconhecidas isto infelizmente não ocorreu. Uma vez mais parabéns aos jovens baianos de São Desidério pela conquista de vocês. Aproveitamos para agradecer a nossa leitora "Mariana Amorim Fraga" pelo envio desta matéria, e ao nosso leitor "Jahyr Jesus Brito' pelo vídeo que acompanha a mesma.

Comentários