Voyager 2 Está Próxima de Entrar no Espaço Interestelar

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada dia (05/07) no site do jornal “O Globo” informando que a fantástica sonda espacial americana “Voyager “2 está próxima de entrar no Espaço Interestelar.

Duda Falcão

CIÊNCIA

Voyager 2 Está Próxima de
Entrar no Espaço Interestelar

Sonda da NASA detectou aumento no fluxo de raios cósmicos vindos de fora
do Sistema Solar, em fenômeno similar ao experimentado pela nave-irmã
Voyager 1 pouco antes de deixar a heliosfera em 2012

Por Cesar Baima
Jornal O Globo
05/10/2018 - 17:07
05/10/2018 - 17:35

Fotos: NASA
Ilustração da NASA mostra a sonda Voyager 2, que se
aproxima da fronteira do Sistema Solar já atravessada
por sua nave-irmã, a Voyager 1, em 2012.

RIO – A sonda Voyager 2, da NASA, pode estar perto de entrar no espaço interestelar. Lançada em 1977 , a nave detectou um aumento no fluxo de raios cósmicos – partículas subatômicas aceleradas a velocidades próximas à da luz – originados de fora do Sistema Solar. Fenômeno similar foi detectado por sua nave-irmã , a Voyager 1, poucos meses antes de deixar a chamada heliosfera , a região de influência do campo magnético do Sol no espaço que se estende muito além da órbita dos planetas, em agosto de 2012.

- Estamos vendo uma mudança no ambiente em torno da Voyager 2, não há dúvidas disso – disse Edward Stone, cientista-chefe da missão e professor do Instituto de Tecnologia da Califórnia (CALTECH), a quem coube a palavra final sobre a saída da Voyager 1 da heliosfera e a quem novamente deverá caber a decisão do anúncio da entrada da sua nave-irmã no espaço interestelar. - Vamos aprender muito nos próximos meses, mas ainda não sabemos quando vamos alcançar a heliopausa (a fronteira da heliosfera com o espaço interestelar). Mas ainda não estamos lá. Isso é uma coisa que posso dizer com certeza.

Atualmente, a Voyager 2 está a cerca de 17,7 bilhões de quilômetros da Terra, ou quase 120 vezes a distância média de nosso planeta para o Sol. Desde agosto, a sonda detecta um aumento de 5% no fluxo de raios cósmicos de alta energia cuja grande parte é bloqueada pela heliosfera, de forma similar à que o campo magnético da Terra protege o planeta do vento solar – o fluxo de partículas e radiação de alta energia lançado ao espaço por nossa estrela. Assim, crescimento na quantidade destes raios cósmicos é interpretado como sinal de que a nave está se aproximando da fronteira da heliosfera.

Ilustração mostra a posição das sondas Voyager 1
e 2 relativas à heliosfera e a heliopausa.

Vale lembrar que embora tenha deixado a heliosfera para trás e entrado no espaço interestelar, a Voyager 1 ainda não está verdadeiramente fora do Sistema Solar no sentido mais estrito do termo, e o mesmo vai valer para a Voyager 2 quando ela sair da heliopausa. Isso porque a maioria dos cientistas concorda que o Sistema Solar em sua acepção mais ampla só termina na chamada Nuvem de Oort, aglomerado de bolas de gelo, gases congelados e rochas espaciais que orbita o Sol a cerca de um ano-luz (aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros) de distância e de onde se originam os cometas.

A Nuvem de Oort marca o fim da zona de predominância da gravidade de nossa estrela, isto é, onde ela começa a perder o “cabo de guerra” com a gravidade das demais estrelas da Via Láctea. Já viajando além da heliosfera, a Voyager 1 só deverá alcançar a parte interna da Nuvem de Oort daqui a aproximadamente 300 anos e a expectativa é que só a deixe em 30 mil anos, novamente o mesmo valendo para a nave-irmã Voyager 2. Após isso, as sondas deverão vagar por nossa galáxia pelo resto de sua existência.


Fonte: Site do Jornal o Globo - http://oglobo.globo.com

Comentário: Simplesmente fantástico. Sou um fã dessas duas sondas Voyager, bem como as outras duas Pioneer (10 e 11), pois as quatro são a clara demonstração da engenhosidade humana de um povo que tem o compromisso com futuro, não só de sua própria sociedade, bem como de tida a humanidade. Parabéns aos filhos do Tio SAM pela sua determinação e compromisso para com essas quatro fantásticas missões.

Comentários