AEB Levará as Atividades do Programa Espacial à Semana Nacional de C&T

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (11/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando a Agencia levará as atividades do Programa Espacial à Semana Nacional de C&T (SNCT).

Duda Falcão

NOTÍCIAS

AEB Leva Atividades do Programa Espacial
à Semana Nacional de C&T

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 11/10/2018 - 19h24
Última modificação: 11/10/2018 - 19h26


Os visitantes da 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) terão a oportunidade de conhecer as principais atividades do Programa Espacial, expostas no estande da Agência Espacial Brasileira (AEB). Este ano a exposição apresenta o tema Ciência para a Redução das Desigualdades, o 10º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A exposição, em Brasília, acontece no pavilhão do Parque da Cidade, mas o público poderá ter acesso às atividades de C&T, em todo o Brasil, no período de 15 a 21 de outubro.

Nesta edição, a AEB apresentará ao público atividades interativas, como o desafio espacial – um jogo de perguntas e respostas sobre astronomia e curiosidades da área espacial -, como também a experiência de simular uma missão ao planeta Marte, utilizando um carro robótico similar aos usados por cientistas na exploração do planeta.

Estudantes poderão participar da Ilha de fotos interativas, oficina demonstrativa de uma estação meteorológica, sessão de filmes no planetário móvel e exposição do mock up, réplica da roupa usada pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes, na Missão Centenário.

Também estarão expostas no estande da AEB, maquetes digitais dos satélites Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS), do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), do satélite de Observação da Terra (SCD), do Amazonia – 1, do nanossatélite Serpens, e uma mostra de réplicas de foguetes, como o Veículo Lançador de Microssatélite (VLM).

Durante toda a semana, o público poderá ter acesso a trabalhos científico e tecnológico de agências de fomento, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica, entidades da sociedade civil, entre outras, além da realização de atividades de divulgação científica em todo o País.

A Semana Nacional tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população brasileira, criar uma linguagem acessível, estimular a curiosidade e motivar a discussão sobre as implicações sociais da ciência.

Material Educativo

No espaço da AEB as pessoas vão receber material educativo, como cartilhas, fôlderes, dobraduras de satélites e foguetes, além de participar do tradicional lançamento de foguete de garrafa pet. Todo o material distribuído conta um pouco da história dos satélites desenvolvidos pelo Programa Espacial Brasileiro.

A SNCT é um evento de popularização e divulgação da ciência, que promove e congrega centenas de instituições de pesquisa, fundações de apoio à pesquisa, instituições de ensino, museus e centros de ciências, instituições privadas entre outras. O evento acontece sempre no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O tema Ciência para a Redução das Desigualdades tem como base a Agenda 2030, com seus 17 objetivos do desenvolvimento sustentável –, em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários