Portas Abertas: INPE Mostra Laboratório de Satélites e Promove Oficinas

Caro leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (09/10) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Laboratório de Integração e Testes (LIT) do instituto será uma das atrações da visita programada para a manhã de 20 de outubro.

Duda Falcão

NOTÍCIA

Portas Abertas: INPE Mostra Laboratório
de Satélites e Promove Oficinas

Por INPE
Publicado: Out 09, 2018

São José dos Campos-SP, 09 de outubro de 2018

O Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), é uma das atrações da visita programada para a manhã de 20 de outubro, sábado, no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Para participar do “Portas Abertas”, é necessário efetivar a inscrição online no site do INPE na SNCT. Clique aqui!

Além de conhecer um dos mais completos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia espacial do mundo, os visitantes poderão montar nanossatélites ou participar de um jogo sobre o futuro de nosso planeta.

No LIT/INPE estão sendo realizadas as atividades para o lançamento do CBERS-4A, satélite feito em parceria com a China e, também, do Amazonia-1, o primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. O laboratório também é responsável pela qualificação de equipamentos e produtos de alta complexidade de empresas nacionais.

Haverá dois grupos: das 9h00 às 11h30 e das 11h00 às 13h30. É preciso optar por um dos horários na ficha de inscrição online.

As inscrições são limitadas para garantir a melhor experiência aos visitantes, que devem optar entre a “Oficina de Cubesats” e o “Gaia em Jogo”. Independente da atividade escolhida, todos irão participar da visita ao LIT e de um coffee break.

Para todas as idades, a oficina de cubesats é uma oportunidade lúdica de aprender conceitos básicos da Engenharia Espacial através da montagem de componentes eletrônicos que formam um nanossatélite.

A partir de 15 anos de idade, o visitante pode se inscrever no “Gaia em Jogo”, que usa um tabuleiro para incentivar a reflexão sobre o futuro da Terra e, de maneira divertida, ensina a reagir às mudanças climáticas globais.

O INPE participa da SNCT desde a sua primeira edição, em 2004. O evento é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e, em 2018, apresenta como tema principal “Ciência para redução das desigualdades”.

A SNCT busca mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Mais informações: www.inpe.br/snct2018


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários