Futuro do Setor Aeroespacial Será Tema de Congresso em Foz do Iguaçu (PR)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (30/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando o Futuro do Setor Aeroespacial será tema de Congresso em Foz do Iguaçu (PR).

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Futuro do Setor Aeroespacial Será Tema
de Congresso em Foz do Iguaçu (PR)

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 30/10/2018 - 19h03
Última modificação: 30/10/2018 - 19h06


A Agência Espacial Brasileira (AEB) está apoiando o 1° Congresso Aeroespacial Brasileiro, que abordará o tema “Diálogos entre Academia, Indústria e Política Pública em prol de um Programa Espacial Sustentável e Impactante”. O evento acontece no Centro Universitário Comunitário no oeste do Paraná (Uniamérica), nos dias 1, 2 e 3 de novembro na cidade de Foz do Iguaçu.

Um dos pontos fortes do Congresso será a programação científica que terá o intuito de unificar pesquisas do campo acadêmico, político e industrial, tanto do setor aeronáutico, como do setor espacial. O encontro também acolherá o 1º Fórum de Startups Aeroespaciais da América Latina, nas noites do dia 1 e 2 de novembro.

O coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da AEB, Rodrigo Leonardi e o pesquisador Danilo Sakay, também da AEB, fazem parte do time de palestrantes. No dia 1º de novembro, Leonardi abordará questões referentes à reformulação do Programa Espacial Brasileiro, enquanto Danilo apresentará ao público, no dia 3 de novembro, o projeto Centro Vocacional Tecnológico (CVT-Espacial).

Inaugurado pela AEB, há um ano, em parceria com o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, o CVT vem desempenhando importante papel não apenas na área educacional, mas no desenvolvimento socioeconômico do estado.

Palestrantes

Dentre os palestrantes confirmados, o primeiro é o astronauta Marcos Pontes. Em março de 2006, Pontes tornou-se o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço integrando a Missão Centenário, projeto criado entre o Brasil e Rússia com destino à Estação Espacial Internacional, com mais outros dois cientistas. A missão de Pontes durou 10 dias, tempo em que o engenheiro realizou diversos experimentos em ambiente de microgravidade.

Outro profissional renomado que estará presente é Todd Barber, Engenheiro de Propulsão do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da NASA). Todd recebeu o Exceptional Achievement Award da NASA em 1996 por seu trabalho no Galileo (Nave espacial norte-americana não tripulada, lançada pela NASA para estudar o planeta Júpiter), atualmente atuando nas missões de exploração de Marte da NASA.

Também participam do evento Lucas Fonseca, diretor da Missão Garateia, e diretor executivo da Airvantis. Fonseca é engenheiro mecatrônico pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Engenharia de Sistemas Espaciais, recebido pela ISAE-Supaéro na França, único brasileiro participante da missão Rosetta, que pousou uma sonda em um cometa.

O professor emérito do Technion – Instituto Israelense de Tecnologia, Alon Gany também é um dos palestrantes confirmados para o congresso. Gany é PhD pelo Technion e membro do corpo docente desde 1979, foi diretor do Fine Rocket Propulsion Center e do Laboratório de Aerotermodinâmica e membro estrangeiro da National Academy of Engineering (NAE-US).

As inscrições para o congresso são limitadas e podem ser feitas aqui.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários