Os Robôs Irão Imprimir e Colonizar Outros Mundos

Olá leitor!

Segue abaixo um interessante artigo publicado no site da Revista Polyteck destacando que os Robôs irão imprimir e colonizar outros mundos.

Duda Falcão

NOVIDADES

Os Robôs Irão Imprimir e
Colonizar Outros Mundos

Francis David*
20/11/2014

Os vôos espaciais tripulados se tornaram coisa do passado, desde a última missão Apollo em 1972 não houveram mais missões tripuladas além da orbita da Terra. Todo nosso conhecimento em relação ao espaço e outros planetas se deve a sondas e robôs que vagam pelo sistema solar e recentemente fora dele também (sonda Voyager 1).

Texto por Francis David – Buildbot


Agora são os robôs que alimentam os sonhos dos Homens de conhecer novos mundos, mas o que fazer quando nossos exploradores de silício encontram situações para qual não foram projetados ou ainda pior, o que fazer quando quebram longe de casa ?

É o que os pesquisadores da Universidade de Oslo, na Noruega, estão tentando resolver com um sistema que pode imprimir robôs customizados para enfrentar situações inesperadas, além da auto aprendizagem esses robôs podem se auto reparar.


Robôs com a capacidade de auto aprendizagem já são estudados a anos e possuem até campeonato, também temos estudos com robôs que podem se auto reparar utilizando espuma spray ou pequenos robôs que trabalham juntos para chegarem a melhor configuração afim de superar obstáculos.

Mas o Professor Kyrre Glette propõe uma abordagem diferente, com o uso de impressoras 3D de alta resolução, hoje esse equipamento tem custo aproximado de US$ 58.000,00, é possível fazer peças de substituição ou para adaptação com grande precisão e velocidade.
Ainda não se sabe como viabilizar o processo de impressão, mas a pesquisa se dá criando diversos modelos de robôs, cada um com articulações e formas próprias para competirem em ambiente simulado e ver qual tem melhor desempenho, as especificações do vencedor são enviadas para a impressora 3D para que seja produzido.

Imagine se os robôs em Marte pudessem utilizar os recursos naturais como matéria prima na impressão de ferramentas para se libertarem de valas e buracos ou ainda criar rodas ou braços adicionais para superar todo tipo de obstáculo, é essa adaptabilidade que nos permitiu desbravar a Terra.

* Francis David – Cientista da computação que não consegue ficar só nos bits, a pedido da filha desistiu da programação comercial e abriu uma loja de robótica.


Fonte: Site da Revista Polyteck - http://www.polyteck.com.br

Comentário: Bom leitor o artigo é interessante, mas devo dizer que não acredito que o robôs venham substituir os humanos na colonização do espaço, não só pelos motivos óbvios, bem como falta aos robôs (por mais avançados que sejam) algo chamado 'intuição humana’. Diante disso um robô geólogo ou mesmo biólogo jamais conseguirá realizar um trabalho em campo com tanta qualidade quanto um geólogo ou um biólogo humano. Se já tivéssemos humanos andando sobre a superfície do planeta Marte já teríamos respondido com propriedade se existe ou não vida neste planeta. Entretanto não resta dúvida de que a robótica será para humanidade uma peça de fundamental importância nesta esperada colonização humana do espaço. Aproveitamos para agradecer ao leitor Brehme de Mesquita pelo envio deste artigo.

Comentários

  1. Duda, eu acho que a robótica não tem a tendência de substituir os seres humanos em suas conquistas espaciais, e sim, a complementariedade nas aplicações. Infelizmente, o envio de seres humanos para pontos mais longínquos ainda enfrenta barreiras naturais que a nossa espécie possui. Felizmente, nós temos a tecnologia robótica para realizar de antemão esse trabalho. Será um momento único quando colocarmos o ser humano em Marte porque a marca de um pé humano atrairá mais expectadores para a exploração espacial do que as marcas das rodas de um rover, todavia nós temos que nos contentar, por enquanto, com a ajuda dos nossos amigos de metais.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que os robos poderao ajudar o homem a desbravar outros mundos, preparando o espaco para o homem antes de ele pisar num planeta ou corpo celeste no futuro, de forma independente. No entanto isso demorara decadas.

    Apesar de algumas sondas terem a capacidade de se auto-corrigirem e se auto-consertarem atualmente, elas ainda necessitam do acompanhamento humano.

    Por exemplo, como fazer uma maquina conseguir alcancar sua meta, entre dois pontos, sem que isso tenha algum dedo humano por tras? Ja ouvi falar de sondas que conseguem saber onde estao utilizando as estrelas como guia, mas mesmo assim o acompanhamento humano eh fulcral.

    Ja estao projetando maquinas para se aproveitarem de materiais comuns em outros planetas e satelites, para ajudar a criar colonias humanas. Mas independencia total para essas maquinas eh algo que esta a anos luz de distancia.

    Imagino a complexidade que isso teria. Essas maquinas, alem de embarcarem todo o conhecimento e programacao necessaria, teriam de ter o poder de se auto-replicarem e, segundo alguns cientistas, de criar condicoes para que pudessem enviar missoes para outros "mundos" de forma totalmente independente. Hoje eh uma dor de cabeca para nossos cientistas criar materiais adequados para suportar as condicoes hostis de outros planetas/satelites, imagina passar esse conhecimento para maquinas agirem por si mesmas...


    ResponderExcluir
  3. Bom, o termo correto para robôs, seria "replicar" e não "reproduzir" como citado em muitos artigos.

    Agora, se já é possível "imprimir" novos robôs com a tecnologia de impressão 3D, com finalidades específicas durante uma missão, e ainda com capacidade de auto aprendizagem, eles poderão também se auto replicar...

    Vejam o que acontece quando um novo módulo é adicionado ao grupo já existente no vídeo abaixo:

    Robot Auto-Replicante.

    Depois disso, é só não deixar a vida real imitar a ficção e eles quererem viajar de volta e tomar o planeta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, que tipo de material uma impressora 3D pode utilizar?

      Excluir
    2. Até onde eu sei, estamos saindo da fase em que eram usados apenas polímeros, para admitir outros materiais, incluindo ligas metálicas.

      Tem uma tabela com as tecnologias e materiais empregados na Wikipedia.

      Abs.

      Excluir
  4. Duda

    Os estudos avancados de sistemas espaciais já se deram conta que o caminho para qualquer viagem espacial humana é primeiramente ser feitas por robos. O motivo é simples: um veículo para transportar humanos precisa do chamado 'life support' que torna o mesmo muito caro e complexo, além de uma quantidade enorme de energia embarcada. Transportar primeiramente robos é muito mais fácil pois os mesmo nao precisam de ar (e renovacao dele) nem de água; nem de comida; nem de pressurizacao e nem de coletas de dejetos. Tudo isso é parte do 'life support'.

    Assim, toda a colonizacao espacial, necessariamente, será precedida por robos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário