Avançam os Preparativos Para Lançar o CBERS-4

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada ontem (20/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que avançaram os preparativos para lançar o Satélite CBERS-4.

Duda Falcão

Avançam os Preparativos Para
Lançar o CBERS-4

Quinta-feira, 20 de Novembro de 2014

A Revisão de Prontidão do Satélite (SRR), necessária para a autorização do enchimento dos tanques de combustível do CBERS-4, foi concluída na noite de terça-feira (18/11) pelos especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST). O satélite sino-brasileiro já está na base chinesa de Taiyuan, local do lançamento previsto para o próximo dia 7 de dezembro.

“Os resultados dos testes elétricos realizados no satélite mostraram que não houve danos durante o seu transporte do centro espacial de Beijing para o centro técnico do TSLC (Taiyuan Satellite Launch Center). As atividades de preparação final do satélite e a instalação do painel solar foram realizadas com sucesso”, explica Antonio Carlos de Oliveira Pereira Junior, coordenador do segmento espacial do Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite).

Após a operação de enchimento dos tanques, o satélite será instalado na coifa e transferido para a torre de lançamento. Então será acoplado ao foguete Longa Marcha-4 para a realização dos testes de pré-lançamento.

O CBERS-4 é o quinto satélite do Programa CBERS. Já foram lançados com sucesso o CBERS-1 (1999), CBERS-2 (2003) e CBERS-2B (2007). Uma falha no lançador chinês impediu a colocação em órbita do CBERS-3, em dezembro de 2013.

Informações sobre o Programa CBERS na página www.cbers.inpe.br

Satélite CBERS-4 no centro chinês.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

  1. Que bom, mas o CBERS eh um dejavu, u quero eh ver o SARA suborbital lancado este ano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022