Projeto de Colaboração Internacional em Astronomia Recebe Inscrição

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (25/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) está convidando os membros da Comunidade Astronômica Brasileira que tiverem interesse em participar do Projeto Legacy Survey, do instrumento SPIRou, a enviarem uma Carta de Intenção para participarem do processo de seleção.

Duda Falcão

Projeto de Colaboração Internacional
em Astronomia Recebe Inscrição

LNA

Ilustração: Divulgação/LNA
Maquete do instrumento SPIRou.

Brasília, 25 de novembro de 2014 – O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Itajubá (MG), convida os membros da comunidade astronômica nacional que tiverem interesse em participar do projeto Legacy Survey, do instrumento SPIRou, a enviar uma carta de intenção para participar do processo de seleção.

O documento, com no máximo três páginas, deve conter uma breve apresentação do proponente e uma justificativa científica para sua participação no projeto. O prazo final para envio da carta para o email spirou@lna.br é 10 de dezembro próximo.

O SPIRou é um espectro-polarímetro de dispersão cruzada de alta resolução que cobrirá toda a região do infravermelho. O espectrógrafo, alimentado por fibras, será instalado dentro de uma câmara criogênica com controle térmico e estabilidade, que possibilitará utilização como um velocímetro de alta precisão para otimizar a detecção de planetas habitáveis parecidos com a Terra, em órbita de estrelas anãs vermelhas próximas.

O instrumento também será o único capaz de obter espectros de polarização de regiões internas de formação estelar, estrelas jovens e sistemas planetários em formação.

Trata-se de um projeto de colaboração internacional liderado pela França que envolve Canadá, Suíça, Brasil, Taiwan e Portugal. O SPIRou começou a ser construído este ano e sua integração completa será feita em 2016 nos laboratórios de Toulouse, na França, e em 2017 está programada a primeira luz desse instrumento.

Para mais informações, acesse a página do projeto ou o site do LNA.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários