INPE e IBGE Discutem Atividades em Parceria

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (21/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) discutem atividades em parceria.

Duda Falcão

INPE e IBGE Discutem Atividades em Parceria

Sexta-feira, 21 de Novembro de 2014

Especialistas da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), nesta terça-feira (18/11), para tratar do intercâmbio de informações sobre cobertura e uso da Terra.

O IBGE utiliza o SPRING, software desenvolvido pela Divisão de Processamento de Imagens do INPE, em projeto destinado a identificar mudanças que ocorrem no território brasileiro e a organização dos resultados em banco de dados para fins estatísticos.

O objetivo é produzir mapas de Cobertura e Uso da Terra para todo o Brasil, em períodos regulares de dois anos, a partir da interpretação de imagens de satélite.

Neste projeto do IBGE são utilizados dados do PRODES e TerraClass, programas do INPE voltados para a Amazônia. Também são empregadas as séries temporais obtidas pelo Laboratório de Agricultura e Floresta da Divisão de Sensoriamento Remoto, bem como os dados dos satélites MODIS e Landsat distribuídos pela Divisão de Geração de Imagens do INPE.

Durante a visita à Coordenação de Observação da Terra e à Direção do Instituto, a delegação do IBGE e os pesquisadores do INPE demonstraram interesse em estabelecer um acordo de cooperação técnica para formalizar a parceria entre as duas instituições no tema de mudanças na cobertura e uso da Terra. 

Delegação do IBGE e da Coordenação de Observação da Terra e
Direção do INPE durante visita na última terça-feira.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 

Comentários