Infográficos e Animações Mostram Como Será o Lançamento do Satélite CBERS-4

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (28/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que Infográficos e Animações mostram como será o lançamento do Satélite CBERS-4.

Duda Falcão

Infográficos e Animações Mostram
Como Será o Lançamento do CBERS-4

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

Vídeos, infográficos animados, imagens e uma linha do tempo compõem o site comemorativo (www.cbers.inpe.br/hotsite) do CBERS-4 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). A página também traz uma contagem regressiva para o lançamento do satélite, previsto para o dia 7 de dezembro de 2014.

A “linha do tempo” traça um histórico do Programa Espacial Brasileiro, a partir da Missão Espacial Completa Brasileira (1979), que estabeleceu o desenvolvimento de satélites pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o de veículos lançadores e de centro de lançamentos pelo então CTA, hoje Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A cronologia passa pelo desenvolvimento da infraestrutura do programa espacial (Laboratório de Integração e Testes de Satélites, Centro de Rastreio e Controle de Satélites); o início da cooperação internacional com a China, para o desenvolvimento de satélites de monitoramento do território; o desenvolvimento e lançamento dos Satélites de Coleta de Dados Ambientais (SCDs); o lançamento dos satélites da família CBERS, e a política pioneira de distribuição gratuita de imagens de satélites.

Na página “Por dentro do CBERS”, é possível identificar as partes do satélite que ficaram sob responsabilidade do Brasil e da China – cada um com 50% de participação.

“O Brasil visto do espaço” traz uma seleção de imagens produzidas pelos satélites CBERS, mostrando as capitais brasileiras.

Na área “Multimídia” estão disponíveis vídeos, animações e sistemas interativos sobre o desenvolvimento, a construção e o funcionamento de satélites de recursos terrestres, como o CBERS.

Uma “animação” que mescla imagens reais com efeitos de computação gráfica mostra o lançamento do CBERS pelo foguete chinês Longa Marcha-4, da contagem regressiva à abertura do painel solar do satélite.

O site comemorativo também traz um link para a página oficial do Programa CBERS, onde estão disponíveis informações detalhadas sobre o satélite e os 26 anos de cooperação internacional China-Brasil.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022