Carta de Cientistas à Presidente Dilma Reivindica Maior Participação da CT&I no Desenvolvimento Social e Econômico do País

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (27/11) no site do “Jornal da Ciência” da SBPC, destacando que Carta de Cientistas à presidente Dilma reivindica maior participação da CT&I no desenvolvimento social e econômico do País.

Duda Falcão

Políticas de CT&I

Carta de Cientistas à Presidente Dilma
Reivindica Maior Participação da CT&I no
Desenvolvimento Social e Econômico do País

Assinada por 75 sociedades científicas, carta ressalta
a necessidade de tratar o setor como política de Estado

Ascom SBPC
Quinta-feira, 27 de outubro de 2014

A comunidade científica brasileira enviou ontem carta à presidente Dilma Rousseff, onde expõe as preocupações e reivindicações do setor no sentido de torná-lo uma verdadeira política de Estado, que contribua efetivamente com o desenvolvimento social e econômico do País. Na carta, assinada por 75 sociedades científicas de todas as áreas do conhecimento, e encaminhada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), os cientistas retomam as propostas que foram encaminhadas ao governo federal em maio de 2010, quando foi realizada a 4ª. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), então convocada por decreto presidencial para traçar uma política de Estado para o setor, voltada para o desenvolvimento sustentável.

Os cientistas defendem que “um salto na direção da inovação depende da produção articulada de amplos e diversificados grupos de pesquisa de diferentes regiões do País, envolvendo a articulação entre produção científica básica, empreendedorismo e produção de tecnologia”. A carta ressalta ainda que “A principal expectativa da comunidade científica brasileira continua residindo no aumento do investimento nacional em P&D para o patamar de 2% do PIB, intento manifestado pelo governo federal desde o primeiro ano do primeiro mandato do presidente Lula. De 2006 a 2012 o investimento nacional em P&D passou de 1% para 1,24% do PIB, elevação expressiva, mas para um patamar que ainda nos deixa razoavelmente distantes da média dos países da OCDE, onde a relação P&D/PIB é de cerca de 2,4%.”

O documento elaborado pelos cientistas segue apontando para diversas questões que são motivo de preocupação para a continuidade e evolução da ciência, tecnologia e inovação no País tais como: a insustentabilidade financeira atualmente demonstrada pelo mecanismo dos fundos setoriais para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), a necessidade de direcionar parte do Fundo Social criado com royalties do petróleo também para a CT&I (além da educação), o desvio de recursos do FNDCT para programas como o Ciência sem Fronteiras (CsF), e a manutenção de projetos estruturantes, como os grandes laboratórios nacionais e os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs).

Veja a carta na íntegra:



Fonte: Jornal da Ciência de 28/10/2014

Comentário: Décadas se passam e os mesmo erros são cometidos. Ou vocês amadurecem e começam agir como uma classe unida que efetivamente luta pelos interesses do país, ou continuarão sendo enganados por esses energúmenos como essa “Ogra” petista. Poderia ser uma carta assinada até mesmo por 100 mil pesquisadores não faria a menor diferença. Ou vocês vão a luta realizando movimentos nas universidades, nos centros de pesquisas do país e nas ruas das grandes cidades brasileiras, ou continuarão chorando ainda por décadas o leite derramado. Cresçam e apareçam ou continue pecando e entrando para história como uma classe omissa, passiva e que negou fogo no momento crucial da história do país. Lamentável.

Comentários

  1. Duda
    Nao esqueca de que foi exatamente no seio das Universidades Públicas que foi cultivado o maxismo cultural que produziu o governo "Bolivariano" que temos hoje. Em outras palavras, são ovos da mesma serpente...
    Se prestar atenção, não há crítica real à forma de governo nem à catástrofe a que está conduzindo o país (muito menos ao mar de lama em que se tornou a coisa pública), apenas reinvidicando uma fatia do bolo.

    A ciência/tecnologia jamais terá a atenção adequada dessa gente pelo simples motivo: é a área onde o mérito e a competência prevalecem. Para os esquerdinhas todos são iguais (na verdade somos todos diferentes) mas alguns são mais iguais, ou seja, eles. uma grande desculpa para se instalarem no governo e sugarem a nação. A ineptocracia sempre acompanhou os regimes populistas pois é preciso dar cargos a todos os "cumpanheiros"... A escada se varre de cima para baixo. Enquantos tivermos um governo populista cuja finalidade é simplesmente sugar a nação, esqueça ciência e tecnologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sr. Heisenberg!

      Eu não esqueci, mas esperar que esse movimento ocorra nas universidades privadas é mesmo que acreditar em Papai Noel. Além do mais, não existe outro caminho, o povo já se decidiu pelos petistas e não duvido nada que irão continuar votando neles nas próximas eleições, principalmente aqui no Nordeste. A classe cientifica tem de se unir, seja nas universidades públicas, privadas, nos Centros de Pesquisas públicos e privados, seja onde for, caso contrário continuará tudo como antes no Quartel de Abrantes. Sem pressão esses energúmenos continuarão cozinhando em banho maria toda a classe cientifica, que ingenua e passiva continuará dizendo amém, seja para os petistas, tucanos, ou qualquer marciano que venha surgir no governo desse território de merda.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário