Brasil e Canadá Planejam Cooperação Espacial Para 2015

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (26/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que Brasil e Canadá planejam Cooperação Espacial para 2015.

Duda Falcão

Brasil e Canadá Planejam
Cooperação Espacial Para 2015

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Fotos: Valdivino Jr/AEB
Da esquerda para a direita: José Monserrat, Keith Banerjee,
Alex Krell e o presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho.

Brasília, 26 de novembro de 2014 – O novo secretário da Embaixada do Canadá para assuntos comerciais, Keith Banerjee, e o delegado comercial do Consulado Geral do Canadá em São Paulo, Alex Krell, ambos responsáveis pela cooperação com o Brasil na área espacial, foram recebidos pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, e pelo chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, José Monserrat Filho, nesta terça-feira (25).

Inicialmente, tratava-se de uma visita de cortesia, destinada a apresentar o novo funcionário Banerjee, recém-chegado ao Brasil. Mas a conversa evolui para uma reunião de trabalho, indo além de simples audiência para abordar ideais e planos sobre atividades futuras.

Confirmou-se a realização em 25 de fevereiro próximo de mais uma videoconferência entre diretores e técnicos das agências espaciais do Brasil e do Canadá, e, provavelmente, de outras instituições e empresas interessadas dos dois países, sobre um eventual projeto de cooperação em torno de satélites radar de abertura sintética, que completam a função dos satélites electro-ópticos, graças à capacidade de “enxergar” através das nuvens e da copa das árvores no monitoramento das florestas.

Ficou também decidida a promoção em meados de 2015 do 2º Workshop Missão Espacial Canadense no Brasil, a se realizar no Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo, onde ocorreu o primeiro evento, em março último.

Resolveu-se ainda intensificar a colaboração na área de formação de especialistas, com a ida de pós-graduados brasileiros ao Canadá e a vinda ao Brasil de professores dos cursos de engenharia espacial canadense.

Acertou-se igualmente criar parceria entre universitários dos dois países em programas de construção de pequenos satélites.

Alex Krell conheceu o trabalho desenvolvido pelos engenheiros
bolsistas da AEB em projetos de pequenos satélites.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom leitor, pelo menos dessa vez tiveram a decência de tirar a foto sem o retrato da 'Ogra' ao fundo (também já passou a eleição). Agora quanto a notícia leitor, sinceramente espero e torço para que a mesma não seja mais uma palhaçada engendrada pelo Sr. José Raimundo Braga Coelho e que essa parceria ocorra como está escrito nesta noticia, e nas entre linhas seja realmente positiva para o Brasil. Realmente precisamos dessa tecnologia de satélites radar para região amazônica e o Canadá pode ser um bom parceiro para alcançarmos juntos este objetivo. Tomara, tomara mesmo que essa parceria saia do papel e com lisura. O Blog BRAZILIAN SPACE não defende pessoas, e sim o que pode ser de positivo para o PEB, este é o nosso interesse, independente de ideologia política, religiosa, racial, cultural e social, o nosso interesse sempre vai ser o desenvolvimento do PEB e do Brasil e quem caminhar nesta direção, terá de nós o reconhecimento, mesmo sendo um incompetente como o Sr. José Raimundo Braga Coelho.  Vale ressaltar leitor que o que mais me chamou a atenção nesta nota foi a foto em que aparece o foguete. Que modelo de foguete será este? Parece um foguete educativo, mas enfim... Como a nota cita que um dos interesses é intensificar a colaboração na área de formação de especialistas e criar uma parceria entre universitários dos dois países em programas de construção de pequenos satélites, pode ser, digo, pode ser, que daí esteja surgindo alguma competição universitária semelhante a que o Canadá tem com a Suécia na área de foguetes e experimentos estudantis. Algo que realmente seria muito positivo para o Brasil. Será?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite