Bispos do Piauí Visitam o Centro de Lançamento de Alcântara

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (11/11) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que Bispos do Piauí visitam o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

Bispos do Piauí Visitam o Centro
de Lançamento de Alcântara

Terça, 11 de Novembro de 2014 - 10h45
Atualização em Terça, 11 de Novembro de 2014 - 10h45


Na quarta-feira (5/11), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu a visita de bispos das dioceses do estado do Piauí. O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho chefiou a comitiva. Ele foi acompanhado por sete bispos e um padre que participavam em São Luís de atividades da Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB).

A visita foi iniciada com uma apresentação institucional do Centro, em que os membros da Igreja Católica receberam informações sobre a atividade espacial contextualizada com o mercado global de lançamentos, características dos lançamentos suborbitais, histórico da atividade espacial no país, organização sistêmica das instituições ligadas à área espacial, infraestrutura disponível e principais operações de lançamento realizadas no CLA. Na seqüência, a comitiva visitou o Centro de Controle do CLA, local que concentra posições operacionais de coordenação das campanhas de lançamento. Ainda no Centro, os visitantes conheceram na Área de Apoio ao Centro de Lançamento (AACL) a Vila Militar Tirirical, onde residem servidores do Centro pertencentes ao efetivo de Alcântara.  A visitação foi encerrada no Setor de Preparação e Lançamento (SPL). No local os integrantes da CNBB, foram até o Prédio de Preparação de Propulsores (PPP) que realiza a preparação dos motores-foguetes para lançamentos e conheceram os mock-ups dos Foguetes de Treinamento Básico (FTB) e Intermediário (FTI). No SPL foram visitadas as instalações do Centro de Controle Avançado (CAV), a Casamata que abriga as equipes responsáveis pela montagem, transporte e integração dos foguetes. A Torre Móvel de Integração (TMI), utilizada para operações com o maior foguete de fabricação nacional o Veículo de Lançador de Satélite (VLS) foi o último local que os clérigos conheceram no CLA.

A regional Nordeste 4 (Piauí) da CNBB esteve em reunião do Conselho Regional (Conser) em São Luís, entre os dias três e seis de novembro. No encontro além das ações realizadas no ano de 2014, os participantes também planejaram as atividades para a próximo ano, em vista da 53ª Assembleia Geral da CNBB. Os membros do Conser do Piauí foram acolhidos pelo arcebispo de São Luís e vice-presidente da CNBB, Dom José Belisário da Silva, na Cúria Metropolitana. Na capital maranhense, os bispos visitaram ainda o Museu de Arte Sacra do Maranhão e Centro Histórico da cidade. Houve celebração de missa em São José de Ribamar, sede das maiores festividades religiosas do país no mês de setembro.


Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentário: Bom leitor em nossa opinião uma visita ao CLA ou ao CLBI como essa de representantes da igreja pode ser muito mais positiva do que a visita de representantes do governo e da classe política, pois como parte de uma instituição da sociedade pelos menos os religiosos aprendem e ajudam a difundir localmente as atividades do PEB, enquanto esses energúmenos passeiam as custas do erário público, fazem promessas que não pretendem cumprir, e gera entre todos (sociedade civil e militares) uma expectativa furada e dentro do plano engendrado para enganar os tolos e colher frutos políticos. Esses brasileiros de araque deveriam estar presos e em alguns casos até fuzilados em praça pública para dar o exemplo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022