Dilma Assina Decreto na Próxima Semana do SGB

Olá leitor!

Segundo o que foi publicado pelo jornalista “Otávio Cabral” da coluna Panorama/Holofote da Revista VEJA de 30/04, “A presidente Dilma Rousseff assina na próxima semana decreto que autoriza a Telebrás a se associar à Embraer para produzir o primeiro satélite estatal brasileiro desde a privatização das teles, há catorze anos. A produção do equipamento consumirá 720 milhões de reais e ele será utilizado nas comunicações militares e para levar banda larga a todos os municípios brasileiros - hoje há cerca de 1200 cidades sem acesso à internet. Atualmente os dados militares são transmitidos por satélites privados, o que, para o governo, implica riscos. A previsão do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, é que o aparelho entre em órbita até o fim de 2014”.

O blog BRAZILIAN SPACE continua extremamente cético e achando uma tremenda falta de respeito para com a opinião pública brasileira à divulgação pelo ministro Paulo Bernardo desse 'prazo irreal e fantasioso' para o lançamento do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB), como também por todos que apoiam essa farsa de cunho político, irresponsáveis e contadores de estórias.

Duda Falcão

Fonte: Com informações do site Clippingmp - http://clippingmp.planejamento.gov.br/

Comentários

  1. No caso do SGB, não seria interessante se fosse desenvolvida uma constelação de satélites baseados na PMM e lançados pelo Cyclone 4 em órbita geoestacionária? Cada satélite comporia uma parte da funcionalidade geral. Assim um satélite teria Comunicação Militar em banda X, outro banda larga, outro sensoriamento remoto, outro controle de tráfego aéreo, etc.

    ResponderExcluir
  2. Outra idéia seria um sistema de satélites cluster, onde partes seriam lançadas e depois acopladas em órbita, como alternativa pra um lançador maior. Assim, as partes seriam desenvolvidas e lançadas por lançadores como o Cyclone 4 ou o VLS Beta. A medida que forem acoplando as novas partes, o satélite vai ganhando funcionalidades. Talvez isso fosse utilizado pra ampliar a vida útil de um satélite já em órbita, tipo, substituição dos tanques de combustível em órbita.

    ResponderExcluir
  3. Olá Emerson!

    Olha, quando eles dizem projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB) na realidade eles estão se referindo a dois satélites. O primeiro seria esse previsto para ser lançado em 2014 e o outro em 2018. Agora, quanto as suas idéias, gostei mais da primeira, mas na atual situação em que o PEB se encontra, ambas as ideias estariam mais para o campo da ficção científica.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário