Alunos de Ubatuba Visitam Interorbital e JPL da NASA

Olá leitor!

Um grupo formado por professores e alunos da “Escola Municipal Tancrêdo de Almeida Neves” da cidade de Ubatuba (SP), na companhia do Secretário de Educação da Prefeitura de Ubatuba, estiveram nos EUA de 13 a 20/04 visitando as instalações da empresa americana "Interorbital Systems" e do "Laboratório de Propulsão a Jato (JPL)" da NASA.

O grupo que foi formado pelos professores Candido Osvaldo de Moura, Mariana Cesar dos Santos, Marilea Borine D'Angelo e Rogério Stojanov Bueno, pelos alunos Amanda Araujo de Sousa, Bruna Sakamoto, Glécia Alencar Rodrigues, Rafaela Daniol Torres, Nathália Martins da Costa, Maryanna Conceição Silva, Pedro Henrique Oliveira, João Rodolpho Vitor Cabral e Marcelo Angelo da Silva Filho e pelo Secretário de Educação Arnaldo da Silva Alves, deixaram o Aeroporto de Cumbica as 21:00 horas do dia 12/04 para iniciar uma viagem que certamente ficará na memória de todos.

A viagem do grupo foi viabilizada pela Prefeitura de Ubatuba que assumiu o custo das passagens, hospedagem e alimentação dos nove alunos e de três professores, sendo que o quarto professor teve o seu custo de viagem dividido pelos quatro professores do grupo e o secretário Arnaldo viajou com recursos próprios.

Segundo o professor Cândido Moura, a viagem do grupo era parte do projeto desde o início, mas inicialmente o plano era levar seis alunos, funcionando como um prêmio para os alunos que mais se destacassem e se empenhassem no projeto do Tubesat “TANCREDO 1”.

Ainda segundo professor Cândido, os objetivos da viagem foram: Proporcionar aos alunos uma primeira experiência internacional, interagir com o pessoal da empresa Interorbital Systems, e observar de perto como está sendo desenvolvido o foguete “Netuno 45”, foguete esse que levará o Tubesat “TANCREDO-1” para órbita da Terra.

Durante a passagem pelo Brasil do Diretor da NASA, Dr. Charles Bolden, em outubro de 2011, abriu-se a possibilidade da visita ao JPL, e assim após a visita as instalações da Interorbital Systems o grupo seguiu para conhecer esse fantástico centro de pesquisas e desenvolvimento da Agência Espacial Americana.

No JPL, o grupo foi recebido pelo Dr. Robert Green (uma das maiores autoridades mundiais em espectrometria) que fez uma apresentação especial dos trabalhos que vem desenvolvendo conjuntamente com o INPE, e teve a oportunidade também de aprender sobre o desenvolvimento de outras pesquisas lá desenvolvidas, especialmente as relacionadas com os 'Rovers' enviados a outros planetas.

“O objetivo principal do nosso trabalho é colocar o aluno desde a quinta série a trabalhar em experimentos científicos reais junto com cientistas profissionais. Nós acreditamos ser este o melhor meio de desenvolver o gosto pela ciência e uma ideia correta de como ela é efetivamente construída. Assim esta viagem para conhecer um laboratório como o JPL, e a empresa que é nossa parceira foi mais um passo em direção a este objetivo” disse o professor Cândido.

Ainda segundo o professor, existe por parte da equipe certa apreensão quanto aos sucessivos adiamentos no desenvolvimento do veiculo lançador pela Interorbital (a nova previsão de lançamento é dezembro de 2012), mas todos os envolvidos no projeto sabiam do risco e também não podem deixar de reconhecer que essa situação acabou dando mais tempo a equipe para a realização do trabalho. "Teria sido muito difícil para nós se o cronograma inicial tivesse sido mantido e agora esperamos que não hajam mais adiamentos", complementa o professor Cândido.

O modelo de engenharia do Tubesat “TANCREDO-1” encontra-se em fase final de teste no INPE, e o treinamento da equipe de alunos e professores para a construção do modelo de qualificação e de vôo, está indo muito bem, e a esperança de todos é que o tubesat esteja pronto bem antes do lançamento.

“Estamos bastante animados e devemos em breve, provavelmente ainda neste semestre, iniciarmos o trabalho com uma nova turma, vem ai o TANCREDO II”, finaliza o professor Cândido.

Abaixo segue algumas fotos da passagem do grupo pela Interorbital Systems e pelo JPL da NASA.

Duda Falcão

Fotos da passagem do grupo pela Interorbital Systems

Fotos da passagem do grupo pelo JPL da NASA


Fonte: Com informações do Coordenador da Equipe do Projeto "Tubesat TANCREDO-1" 

Comentários