Foguete de Alunos do IFRO Vence Olimpíada Nacional

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (31/10) no site “www.rondoniadinamica.com” destacando que foguete criado por alunos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) venceu Olimpíada Nacional.

Duda Falcão

Foguete Criado por Alunos do
IFRO Vence Olimpíada Nacional

Equipe do IFRO alcançou a maior distância
do País no lançamento do foguete

Autor: Ascom
Publicada em 31/10/2011 - 16h20min


Os estudantes do Campus Porto Velho/Zona Norte do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), que participaram da XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronaútica (OBA) e da V Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG), receberam na manhã desta segunda-feira, 31, os certificados de participação no evento. Na oportunidade, houve a entrega da medalha de bronze ao aluno Joseph Matheus da Silva Luiz (Curso Técnico em Informática), selecionado entre os mil melhores do País. A comemoração ficou completa com a conquista do primeiro lugar no campeonato nacional de lançamento de foguetes.

A equipe do IFRO alcançou a maior distância do País no lançamento do foguete. Na OBFOG, 643 escolas realizaram testes de lançamento de foguetes Mais de oitocentos mil alunos de nove mil estabelecimentos de ensino fundamental e médio de todo país enviaram trabalhos.O IFRO inscreveu cerca de 60 alunos, que foram orientados pelo professor de Física, Tarso Leite. “Esse resultado mostra nosso compromisso com a pesquisa e o ensino na área de astronomia, além do empenho dos professores”, comenta Tarso.

O foguete desenvolvido pelos alunos foi construído com garrafa pet, madeira, turbos de pvc e alimentado com vinagre e bicarbonato de sódio. Todo o processo de criação levou em média um mês. Estudante do Curso Técnico em Edificações e membro da equipe vencedora, Felipe Israel, diz que o campeonato contribui com seu aprendizado. “Nós criamos mais conhecimento e a cada projeto nos aperfeiçoamos”, argumenta.

Organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Astronomia (SBA), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA e a OBFOG visam à motivação de alunos e professores interessados, voluntariamente, em melhorar seu entendimento sobre Astronomia e Astronáutica. Cerca de 60 alunos de vários cursos do IFRO se envolveram com o campeonato e a equipe vencedora foi composta por quatro alunos.


Fonte: Site rondoniadinamica.com - www.rondoniadinamica.com - 31/10/2010

Comentário: Parabenizamos os alunos e professores do IFRO, mas continuamos achando que esses jovens precisam de verdadeiros desafios, na área de foguetes, sondas atmosféricas, observações astronômicas, robótica e eletrônica espacial aliada a foguetes, como justamente estão sendo apresentados aos jovens mudo afora. Uma pena, mas infelizmente os organizadores da OBA não pensam dessa forma. Fazer o que? Lamentável!

Comentários