Observatório Promove Semana de Observação de Saturno

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada dia (28/03) no site da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Estado de Alagoas destacando que o Observatório Astronômico Genival Leite Lima do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (CEPA) promoverá semana de observação do planeta Saturno.

Duda Falcão

DE OLHO EM SATURNO

Observatório Astronômico do CEPA Promove
Semana de Observação ao Planeta dos Anéis

Ricardo Moresi
28/03/2011 - 18h21m

Adriano mostra anéis de Saturno
Foto: Valdir Rocha
A partir da próxima segunda-feira (4) os interessados em conhecer um pouco sobre o planeta Saturno terão oportunidade de fazê-lo no Observatório Astronômico Genival Leite Lima, localizado no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa). As observações astronômicas serão realizadas no horário das 19h às 22h até o dia 9 de abril.

De acordo com Adriano Aubert Barros, professor da rede pública estadual e coordenador do Observatório Astronômico, Saturno entrará em oposição no dia 04 de abril. “Este será o melhor dia para observar o planeta este ano porque ele estará no ponto de máxima aproximação da Terra, dizemos Oposição. Ele estará oposto ao Sol em relação à Terra”, revela.

Ele destaca também que o planeta estará a aproximadamente 1.290.281.635 km da Terra e que esta distância é quase nove vezes da Terra ao Sol. “É tão longe que a luz demora 1h12 para vir de Saturno até nosso planeta. Mesmo tão longe Saturno é um espetáculo”, descreve.

O professor informa que o planeta possui um sistema de anéis composto por gás, gelo, neve e rochas o tornam um modelo para o equilíbrio gravitacional. “Quem o observa através das lentes de um telescópio nunca esquece. Durante esta semana teremos apresentação de vídeos documentários, palestras e observações telescópicas do planeta, a depender apenas das condições atmosféricas”, antecipa.

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e tem como parceiros a Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação (SeCTI/AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio da Usina Ciência; e o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL).

O observatório compõe o Centro de Ciências e Tecnologia da Educação Prof. Dr. Edmilson de Vasconcelos Pontes (CeCiTE) da SEE e funciona no Cepa, no Farol, em Maceió.


Fonte: Site da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Estado de Alagoas

Comentários