CPTEC: Seminário Sobre Sistema Previsão de Ondas

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (06/04) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que CPTEC promove seminário sobre “Sistema de Previsão de Ondas”.

Duda Falcão

CPTEC/INPE Promove Seminário Sobre
Sistema de Previsão de Ondas

06-04-2011

Nesta quinta-feira (7/4), às 13h30, será realizado o seminário "Sistema de Previsão de Ondas no CPTEC: Estado Atual e Planejamento a Curto Prazo" no auditório do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), em Cachoeira Paulista (SP).

Valdir Innocentini, pesquisador do CPTEC/INPE, falará sobre as previsões da agitação marítima provocada pelo vento através de modelos numéricos. Úteis à navegação e recreação, a divulgação destas previsões tem evitado a ocorrência de naufrágios, principalmente no sul do Brasil.

O sistema de previsão de ondas passou por pequenas alterações ao longo de seus 14 anos de operação. Durante o seminário, serão apresentadas e discutidas as possibilidades de melhorar as previsões, de forma a aumentar sua confiabilidade e utilidade.

Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários