Coyote Rockets Disponibiliza Relatório Sobre a Pane do VES

Olá leitor!

A Coyote Rockets Company acaba de disponibilizar em seu site (http://www.coyoterockets.com.br/) o relatório e causa da pane na decolagem do foguete VES.

Duda Falcão

 
 
Fonte: Site da Coyote Rockets Company

Comentários

  1. Duda!

    Qualquer um sabe que um material submetido a calor ou pressão sofre dilatação, por isso a diferença na espessura da parede do cano utilizado no motor.

    ResponderExcluir
  2. A conclusão do laudo está incorreta. A espessura mais fina da parede se deve ao fato de ela ter sido tracionada pelo aumento de pressão, assim como um elástico fica mais fino ao esticar-se. era de se esperar que ele estivesse mais fino no ponto de rompimento. É um comportamento típico de quaisquer materiais sob esforços de TRAÇÃO.

    O procedimento nesses casos seria ter guardado amostras do tubo original e ter feito um teste hidrostático simples nos motores antes do voo, o site do Nakka tem informações sobre como fazer um sistema simples para testes hidrostáticos.

    Existem sinais nas paredes do tubo de queima, isso indica ou falha no isolamento termico, o que nao seria um problema em tubos de aço e motores de queima rapida, mas também pod eindicar descolamento dos inibidores de queima - que é a razão mais provável do pico de pressão nesse caso. Outra possível causa podem ser rachaduras ou bolhas no grão.

    O problema do motor foi de manufatura e controle de qualidade dos grãos propelentes e posso te garantir que não foi do tubo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedro e Bruno!

    Você deixar para vocês que atuam nesta área de foguetes, debaterem com o senhor Wagner, já que não tenho competência técnica para discutir o assunto.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Pedro e Bruno!!!

    Ainda a pouco o Bruno me mandou um e-mail com este mesmo conteúdo e respondi ao mesmo, aproveitando o tema para responder a todos que tiverem a mesma dúvida.
    Agradeci a opinião e vou avaliar com atenção...também disse:
    Se acaso chegar a conclusão que houve uma falha em algum dos 16 bates que era composto os quatro reatores do VES, divulgo prontamente, diante do fato que, minha iniciativa tem despertando interesse em jovens que irão formar grupos de espaçomodelistas e podem usar este acontecimento como experiência em suas atividades.
    Portato estou aberto a sugestões, críticas ou quaisquer observações construtivas.

    Obs: Conheço o Bruno de alguns encontros de espaçomodelistas e afirmo que tem conhecimento no assunto e merece minha atenção.

    Wagner"Coyote"Britto

    ResponderExcluir

Postar um comentário