Propulsão Líquida - Acorda Brasil, o Mundo Avança e Nós?

Olá leitor!

Como sabemos o futuro do "Programa Espacial Brasileiro" é incerto devido à grande inércia governamental em tomar providências, sejam elas de ordem financeira, de infra-estrutura, organizacional e de recursos humanos necessárias para o desenvolvimento deste crucial programa para a nossa sociedade.

Oito anos de governo LULA que foram perdidos nos bastidores da política e da "burrocracia" em intermináveis discussões em seminários, reuniões, workshops e tantos outros eventos, onde sempre se discutiu a mesma pauta e soluções, mas que em momento algum houve qualquer movimentação para se aplicar o que foi apontado pelos especialistas. Uma verdadeira perda de recursos, de tempo e uma tremenda falta de respeito para com todos profissionais que participaram desses eventos.

Um grande exemplo disso foi o “1º Simpósio Brasileiro sobre Propulsão Líquida (1º SBPL) - O Desafio da Propulsão Líquida no Brasil” promovido dia 30/06/2005 pela Associação Aeroespacial Brasileira (AAB), instituição a qual tenho orgulho de fazer parte, com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).


Esse simpósio reuniu a época personalidades com atividades técnicas e gerenciais nas áreas de desenvolvimento de Motores Foguete a Propelente Líquido, formação de recursos humanos e gerenciamento de programas de alto conteúdo tecnológico.

A verdade leitor é que esse foi um dos muitos eventos que foram realizados com o apoio do governo desde a eleição do LULA que acabaram não dando em nada ou em muito pouco.


É tremendamente desgastante e frustrante para qualquer profissional (independente do setor onde trabalha) participar de eventos como esses criados não só com objetivo de mostrar a sociedade o que está sendo feito no país, como também estabelecer novos desafios e trocas de informações e notar após cinco anos o pouco avanço alcançado devido à falta de interesse, de visão e principalmente pela incompetência do seu financiador, o governo.

Confesso que jamais trabalharia na área pública no Brasil, pois prezo pela competência e pela seriedade, em todos os níveis, algo que não existe e nunca existiu no poder público brasileiro.


O 1º SBPL de 2005 foi um evento que seria “promissor” em qualquer lugar do mundo, onde houve a participação de diversos especialistas brasileiros em propulsão líquida, onde se discutiu o emprego definitivo dessa tecnologia no PEB e onde foi apresentado os diversos projetos em curso e em planejamento naquela época. Vale lembrar que o motor L5 já era uma realidade, o L15 estava no inicio de seu desenvolvimento e o L75 começava a ser citado como um objetivo a ser alcançado.

Cinco anos se passaram, e o que realmente aconteceu de resultado prático? O motor L15 continua sendo desenvolvido, o L75 não tem qualquer perspectiva real de sair do papel antes de 2015, sem citar a tremenda burrada do governo em trazer para o Brasil uma tecnologia tóxica e ultrapassada e sem qualquer domínio sobre a mesma.


Felizmente para o país outras iniciativas (ainda que tímidas e insuficientes) estão surgindo nessa área de motores líquidos e também na área de motores híbridos, que apesar de contar com um inseguro apoio do governo, seguem em pleno desenvolvimento em universidades do país.

Convido ao leitor a verificar abaixo as palestras apresentadas no “1º SBPL” por especialistas como : Cel. Av. José Carlos Argolo, Ten.Cel. RR Mário Niwa (Dr.), Dr. José Nivaldo Hinckel, Maj. Av. Avandelino Santana Jr., entre outros:

* O Panorama de Desenvolvimento e Utilização de Propulsores a Propelentes Líquidos nos Veículos Lançadores do Programa Espacial Brasileiro. - Cel.-Av. José Carlos Argolo - click aqui

* Transição da Propulsão Sólida para Líquida em Veículos Lançadores - Ten.-Cel. RR Mário Niwa (Dr.) - click aqui

* O Panorama Atual dos Principais Programas de Lançadores e as Opções de Entrada para um Programa Nacional - Dr. José Nivaldo Hinckel - click aqui

* Capacitação em Propulsão Líquida no IAE: 1994 a 2004 - Ten.-Cel.-Av. Fausto Ivan Barbosa - click aqui

* Critérios e considerações para a escolha de propelentes de foguetes - Maj.-Eng. Ulisses Côrtes Oliveira - click aqui

* A Infra-Estrutura para Testes de Motor Foguete a Propelentes Líquidos - Maj.-Av. Avandelino Santana Jr. - click aqui

* Banco de Testes com Simulação de Altitude para Propulsores de Pequeno e Médio Porte - Dr. Carlos Eduardo Rolfsen Salles - click aqui parte I - parte II - parte III

* A Formação de Especialistas para o Desenvolvimento e a Exploração da Tecnologia de Propulsão Líquida - Dr. Amílcar Porto Pimenta - click aqui

* A Rede Nacional de Combustão e sua Contribuição para a Propulsão Líquida no Brasil - Dr. Luis Fernando Figueira da Silva - click aqui

Espero com ansiedade em breve ser portador de uma grande notícia para o setor espacial brasileiro nessa área de motores líquidos, que felizmente não dependerá de qualquer iniciativa governamental. Aguardem!

Duda Falcão

Comentários

  1. Hummfff!... Doloroso de ler... Esse é o lado negativo do progresso...

    ResponderExcluir
  2. Pois é Antônio,

    No Brasil infelizmente é assim

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário