Observatório Nacional Vai Monitorar Asteróides e Cometas


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (04/08) no site da “Agência Brasil” informando que o Observatório Nacional colocará em funcionamento até o final deste ano o "Programa Impacton" para monitoramento de asteróides e cometas.

Duda Falcão

Observatório Nacional Vai Monitorar Asteróides
que Possam se Chocar com a Terra

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
04/08/2009

Rio de Janeiro - O Observatório Nacional, órgão vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, colocará em funcionamento até o final deste ano, em Pernambuco, o Programa Impacton para monitoramento de asteróides e cometas.

Segundo o astrofísico Carlos Henrique Veiga, do Observatório Nacional, o programa se destina a detectar a presença de asteróides perigosos, que possam se chocar contra a Terra.

“Existem muitos asteróides que são potencialmente perigosos para a Terra. Eles vivem atravessando a órbita da Terra e, de repente, um deles pode se chocar .”

No Hemisfério Sul, ao contrário do que já ocorreu no Hemisfério Norte, nunca foram feitas buscas por asteróides, de acordo com o pesquisador. Para suprir a falta de conhecimento e de mapeamento desses asteróides, o centro de observação vai instalar o telescópio Impacton, vindo da Alemanha, em Itacuruba, no Sertão do Moxotó (PE), em parceria com a França, Itália e Estados Unidos. A região foi escolhida por ter o clima seco, com ausência quase total de chuva, e localização na latitude sul.

Veiga salientou a importância desse conjunto de países para o sistema de alerta que está sendo montado. “Tem que ter um ‘pool’ de países porque, na hora em que a gente detecta um asteróide desses entrando, a gente tem um sistema que vai alertar o mundo inteiro”.

Os dados são repassados imediatamente para todos os hemisférios, identificando o local exato onde o objeto irá se chocar.

O telescópio vai identificar asteróides novos, que apresentem algum potencial de se chocar com a Terra. Caso isso ocorra, o astrofísico esclareceu que a saída será a retirada das pessoas do local, “porque a gente não tem arma nuclear suficiente para destruir um grande asteróide de 20 quilômetros de diâmetro. Então, a gente calcula onde ele vai bater e tira todo mundo dali”.

Os dados serão enviados pelo Impacton via internet aos pesquisadores do Observatório Nacional no Rio de Janeiro. O telescópio já está em Recife e até o fim do ano estará em funcionamento.


Fonte: Site da Agência Brasil

Comentário: Grande notícia para a Astronomia e para Astrofísica Brasileira. Realmente o nosso planeta se encontra no meio de um tiroteio espacial muito perigoso e uma iniciativa como essa pode ajudar a salvar vidas no futuro. Afinal, se o mundo contemporâneo ainda não sofreu uma catástrofe como o choque de um asteróide ou cometa, não significa que isso não possa acontecer a qualquer momento (vejam os dois exemplos recentes com o planeta Júpiter). Portanto leitor, é melhor preveni e o Brasil não poderia ficar ausente dessa iniciativa global. Parabéns ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentários