[Artigo] Kill Switches, soberania e retórica do medo: quando uma ameaça real é utilizada para sustentar argumentos vazios (Parte 2)
Kill Switches, soberania e retórica do medo
quando uma ameaça real é utilizada para sustentar argumentos questionáveis
Dando seguimento à Parte 1 do nosso artigo, continuamos analisando e comentando o artigo “Ameaça que kill switches representam para a soberania nacional” (veja aqui), publicado em 28 de outubro de 2026, por Júlio Shidara, presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB). Nesta segunda parte, vamos tratar de autonomia, acesso ao espaço, planejamento e engenharia.
![]() |
| Créditos: Brazilian Space (Imagem criada com auxílio de IA) |
O verdadeiro problema: dependência tecnológica não se resolve com alarmismo
Depois de apresentar uma série de exemplos, o autor chega à conclusão de que o Brasil precisa priorizar o desenvolvimento endógeno de tecnologias críticas, seguindo o caminho da Índia e de sua política de autossuficiência tecnológica, conhecida como Aatmanirbharta.
Em princípio, não há objeção a esse objetivo. O Brasil precisa desenvolver competências próprias, fortalecer sua base industrial e reduzir dependências externas em tecnologias estratégicas. Entretanto, a questão que permanece sem resposta é muito mais complexa: quais tecnologias devemos desenvolver, com quais recursos, em quais prazos, para atender a quais necessidades e com quais condições efetivas de sustentação?
A resposta não pode ser simplesmente desenvolver tudo nacionalmente.
Uma política industrial responsável exige priorização, análise de custo-benefício, avaliação de maturidade tecnológica, identificação de competências existentes, definição de mercados e, principalmente, previsibilidade de demanda. Sem esses elementos, o discurso de autonomia pode acabar servindo apenas para justificar investimentos públicos em projetos sem escala econômica, sem continuidade e sem perspectiva concreta de transferência tecnológica.
É particularmente preocupante que esse debate seja conduzido por uma entidade representativa de empresas do setor aeroespacial sem que sejam apresentadas, na mesma proporção da retórica sobre ameaças, propostas concretas de como financiar, estruturar e sustentar essa autonomia.
A AIAB tem todo o direito de defender os interesses de suas associadas e de propor políticas industriais. Entretanto, quando a defesa de uma determinada agenda empresarial é apresentada como uma necessidade incontestável de segurança nacional, é indispensável que os argumentos sejam submetidos a um escrutínio técnico ainda mais rigoroso.
A soberania não pode ser utilizada como uma espécie de salvo-conduto para dispensar estudos de viabilidade, questionamentos econômicos ou avaliações independentes.
E a soberania brasileira em PNT? Onde está o acesso autônomo ao espaço?
É nesse ponto que a argumentação do autor se torna particularmente incompleta.
O autor defende o desenvolvimento endógeno de tecnologias críticas, mas não enfrenta adequadamente uma das questões mais elementares para qualquer projeto brasileiro de autonomia em sistemas espaciais de Posicionamento, Navegação e Tempo (PNT): como o Brasil pretende garantir acesso autônomo e continuado ao espaço para implantar, repor e manter sua própria infraestrutura orbital?
A implantação de um sistema regional de navegação por satélite não se resume à construção de alguns satélites. É necessário desenvolver ou dominar tecnologias de plataformas espaciais, cargas úteis de navegação, relógios de alta estabilidade, geração e transmissão de sinais, sistemas de controle e monitoramento, estações terrestres, processamento de dados, segurança cibernética e receptores capazes de utilizar os sinais disponibilizados. Também é necessário estabelecer uma estrutura industrial capaz de produzir, testar, integrar e repor os equipamentos ao longo de décadas.
E existe um componente que não pode ser ignorado: o acesso ao espaço.
Se o Brasil desenvolver uma constelação própria de navegação, mas continuar dependendo integralmente de fornecedores estrangeiros para colocar seus satélites em órbita, sua autonomia continuará limitada. Se não possuir capacidade de reposição orbital em prazos compatíveis com as necessidades operacionais, estará sujeito a contratos, disponibilidade de lançadores, decisões comerciais e condições geopolíticas externas.
Um sistema espacial não é soberano apenas porque seus satélites foram projetados ou integrados em território nacional. É preciso considerar todo o ciclo de vida da infraestrutura espacial, desde a concepção e fabricação até o lançamento, a operação, a manutenção, a reposição e a evolução tecnológica.
Isso não significa que o Brasil precise produzir absolutamente todos os componentes ou desenvolver sozinho todas as tecnologias necessárias. Significa que deve identificar quais competências são indispensáveis ao interesse nacional, quais dependências são aceitáveis e quais precisam ser progressivamente reduzidas.
É justamente essa abordagem que deveria orientar uma discussão séria sobre soberania espacial.
No artigo "O Futuro dos Sistemas de Navegação por Satélite. (E o Brasil?)", publicado pelo Brazilian Space em março de 2024, já apresentamos uma discussão sobre as alternativas tecnológicas para o País, considerando sistemas globais, regionais e soluções de aumento de desempenho dos sinais GNSS.
Naquela análise, destacamos que um eventual sistema regional brasileiro precisaria ser concebido considerando não apenas o segmento espacial, mas também sua infraestrutura terrestre GBAS (Ground-Based Augmentation System) e um sistema de aumento baseado em satélites, conhecido como SBAS (Satellite-Based Augmentation System).
Também chamamos atenção para os custos, as dificuldades de acesso a componentes, os efeitos da Anomalia Magnética da América do Sul sobre a propagação dos sinais e, principalmente, a dependência brasileira para colocar uma constelação em órbita.
Portanto, a discussão sobre autonomia em PNT não começou com a atual onda de preocupações sobre kill switches. Ela exige planejamento de longo prazo e uma compreensão sistêmica da infraestrutura necessária.
E é essa abordagem que parece faltar na argumentação apresentada por Shidara.
Não basta defender um sistema brasileiro de navegação. É preciso explicar como ele será desenvolvido, lançado, operado, mantido e continuamente atualizado.
Também é necessário responder se o Brasil dispõe de uma política de acesso ao espaço suficientemente estruturada para sustentar essa iniciativa. Sem um programa de lançadores com previsibilidade, capacidade industrial e regularidade operacional, qualquer projeto de constelação nacional continuará condicionado a decisões e capacidades de terceiros.
A soberania espacial, portanto, não começa no satélite. Começa na capacidade de dominar e sustentar o conjunto de tecnologias e infraestruturas que tornam sua utilização possível.
Soberania não é sinônimo de autarquia tecnológica
Outro equívoco recorrente nesse debate é tratar autonomia e autossuficiência como se fossem necessariamente a mesma coisa. Nenhum país moderno domina isoladamente todas as tecnologias utilizadas em seus sistemas estratégicos. Mesmo as maiores potências espaciais mantêm relações de cooperação, dependências industriais e cadeias internacionais de fornecimento e suprimentos, mesmo que sejam commodities.
A questão relevante não é eliminar toda e qualquer dependência externa, algo economicamente inviável e tecnologicamente pouco realista, mas administrar essas dependências de maneira racional e estratégica.
No caso brasileiro, uma política de PNT deveria considerar, por exemplo, a utilização simultânea de múltiplos GNSS, como GPS, Galileo, BeiDou e GLONASS, além do desenvolvimento de tecnologias complementares e de alternativas independentes de navegação e sincronização.
A interoperabilidade entre sistemas é uma característica importante da arquitetura contemporânea de navegação por satélite. Um receptor capaz de utilizar múltiplas constelações pode ampliar a disponibilidade de sinais e reduzir a dependência operacional de um único provedor, embora isso não elimine a possibilidade de interferências ou restrições simultâneas.
Também é necessário investir em infraestrutura terrestre, monitoramento da integridade dos sinais, sistemas de sincronização de contingência, tecnologias de navegação inercial e soluções alternativas de PNT que não dependam exclusivamente dos sinais GNSS.
O próprio artigo de 2024 do Brazilian Space destacou a evolução dos sistemas de PNT em múltiplas camadas, incluindo novas possibilidades associadas a constelações em órbita baixa (LEO-PNT), sistemas regionais e tecnologias independentes de GNSS.
Essa abordagem é muito mais abrangente do que simplesmente defender a construção de um sistema nacional para substituir o GPS. A pergunta correta não é apenas como construir um sistema brasileiro de navegação por satélite, mas como garantir que o Brasil continue dispondo de informações confiáveis de posicionamento, navegação e tempo mesmo diante de falhas, interferências, restrições de acesso ou indisponibilidade de determinados provedores.
Essa é uma discussão de resiliência de infraestrutura crítica, e não apenas de propriedade de satélites.
O perigo de transformar soberania em instrumento de convencimento
O artigo de Shidara apresenta uma característica que merece atenção: a utilização recorrente de cenários de ameaça, episódios históricos controversos e exemplos de vulnerabilidades tecnológicas para construir uma narrativa de urgência em torno da autonomia industrial brasileira.
O problema é que a repetição de informações não comprovadas não torna essas informações verdadeiras. Quando o autor afirma novamente que a China sofreu negação do GPS em 1996 e que a Índia passou pela mesma situação em 1999, sem apresentar novas evidências, está reproduzindo justamente os pontos que já foram contestados pelo Brazilian Space.
Quando aproxima kill switches, backdoors, negação de serviço, interferências e restrições de disponibilidade como se fossem manifestações equivalentes de uma mesma vulnerabilidade, prejudica a compreensão técnica do problema.
E quando apresenta a autossuficiência tecnológica como resposta simples a um conjunto tão complexo de desafios, deixa de discutir as condições reais necessárias para que essa política produza resultados.
É possível que algumas dessas imprecisões decorram de desconhecimento, simplificação editorial ou interpretação equivocada de fontes. Entretanto, diante da repetição de alegações já questionadas publicamente, sem qualquer esforço de esclarecimento ou apresentação de novas evidências, torna-se inevitável levantar uma questão mais incômoda: estamos diante apenas de uma interpretação equivocada ou de uma insistência deliberada em sustentar uma narrativa conveniente aos objetivos defendidos?
Não cabe atribuir intenções pessoais sem evidências. Mas também não cabe ignorar o efeito de uma argumentação que, ao recorrer reiteradamente ao medo e ao apelo patriótico, deixa em segundo plano as perguntas técnicas e econômicas fundamentais.
A soberania nacional é um objetivo sério demais para ser sustentado por argumentos frágeis.
E, sobretudo, não pode ser transformada em instrumento de pressão para que a sociedade, os órgãos governamentais e os tomadores de decisão aceitem projetos sem uma avaliação adequada de suas viabilidades, necessidades, custos, riscos e resultados esperados.
Considerações finais: menos retórica, mais engenharia e planejamento
É verdade e urgente que o Brasil precisa discutir seriamente sua autonomia tecnológica e espacial. É imperioso estruturar uma política de longo prazo para infraestruturas estratégicas, fortalecer a nossa indústria, desenvolver competências críticas e alcançar a capacidade de acesso ao espaço.
Também se faz necessário reconhecer que a dependência de tecnologias estrangeiras pode representar vulnerabilidades reais, inclusive diante de decisões políticas e comerciais de fornecedores internacionais.
Mas nada disso exige a construção de uma narrativa alarmista, muito menos a utilização de episódios históricos sem comprovação como justificativa para determinadas iniciativas.
Os kill switches existem, os mecanismos de controle tecnológico são reais e as vulnerabilidades decorrentes de dependências externas merecem atenção. Isso, porém, não transforma toda indisponibilidade de serviço em um kill switch, não comprova que os Estados Unidos tenham negado o GPS à China em 1996 ou à Índia em 1999 e tampouco demonstra que a implantação de um sistema brasileiro de navegação por satélite seja, por si só, a solução para os problemas de soberania tecnológica do País.
A discussão precisa sair do campo do medo e entrar definitivamente no campo do planejamento e da racionalidade.
Se a AIAB e seus representantes defendem que o Brasil desenvolva uma infraestrutura espacial própria de PNT, deveriam apresentar, com a mesma contundência utilizada para descrever as ameaças, um estudo consistente sobre sua arquitetura, os investimentos necessários, as tecnologias que precisam ser nacionalizadas, as competências industriais existentes, o modelo de financiamento (incluso privado), a demanda que sustentará o programa e, principalmente, a estratégia de acesso autônomo ao espaço.
É preciso explicar como o País pretende lançar seus satélites, repor sua constelação, manter seus sistemas operacionais e garantir a continuidade dos serviços ao longo das décadas e não só ficar gritando: "Lobo! Lobo! Lobo!".
Também é preciso demonstrar como essa iniciativa se integra ao restante do Programa Espacial Brasileiro e como contribuirá para o desenvolvimento de uma indústria nacional sustentável, com escala, previsibilidade e capacidade de competir internacionalmente.
Sem essas respostas, o discurso da soberania corre o risco de permanecer apenas uma bandeira conveniente, utilizada para defender projetos e interesses setoriais que, como em projetos anteriores e atuais, sangram os cofres públicos sem apresentar resultados concretos e duradouros e um caminho efetivamente viável para o País.
Soberania tecnológica não se conquista pelo medo da dependência estrangeira. Conquista-se com competência, engenharia, planejamento, capacidade industrial, continuidade de investimentos e domínio efetivo das tecnologias estratégicas.
E, no caso de um país que ainda precisa consolidar sua capacidade autônoma de acesso ao espaço, talvez seja justamente aí que deveria começar a discussão.
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!
Referências
BOTELHO, Rui. O futuro dos sistemas de navegação por satélite. (E o Brasil?). Brazilian Space, 12 mar. 2024. Disponível em:
BOTELHO, Rui. Uma análise crítica sobre os desafios e falácias na proposta de um sistema de navegação por satélite brasileiro. Brazilian Space, 12 ago. 2025. Disponível em:
FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA). Global Navigation Satellite System (GNSS) Interference Resource Guide. Washington, DC: FAA, [s.d.]. Disponível em:
INDIAN SPACE RESEARCH ORGANISATION (ISRO). FAQ – Navigation. Bengaluru: ISRO, [s.d.]. Disponível em:
LELE, Ajey. Is it true that the United States had denied GPS to India during the Kargil War? Did the denial lead to the development of IRNSS by ISRO? Manohar Parrikar Institute for Defence Studies and Analyses, 27 jan. 2016. Disponível em:
POLLPETER, Kevin; TSAI, Tsun-Kai. To Be More Precise: BeiDou, GPS, and the Emerging Competition in Satellite-Based PNT. Montgomery: China Aerospace Studies Institute, Air University, maio 2024. Disponível em: https://shorturl.at/xqUrD. Acesso em: 30 out. 2026.

Comentários
Postar um comentário