Vai NANOSATC-BR2!!!

Olá leitor / leitora!

Amanhã, 20/03/2021, às 00:10h (horário de Brasília), o NANOSATC-BR2 será lançado por um veículo Soyuz, a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão.

Imagem do Patch original da Missão NANOSATC-BR2 (o verdadeiro que vai ao espaço).

O nanossatélite NANOSATC-BR2 é um pequeno cubesat científico e tecnológico 2U que tem como objetivo estudar e monitorar, em tempo real, os distúrbios observados na Magnetosfera Terrestre, a intensidade do Campo Geomagnético e a precipitação de partículas energéticas sobre o Território Brasileiro, com determinação de seus efeitos principalmente na grande região da Anomalia Magnética da América do Sul.

Todo o software de bordo do NANOSATC-BR2  foi desenvolvido no Brasil, através de Pesquisadores e Engenheiros do MCTIC/INPE que trabalham nesta área (Determinação & Controle de Atitude e Gerenciamento de Dados), aproveitando a experiência adquirida no projeto do NANOSATC-BR1, com a participação de alunos da pós-graduação do INPE do curso de Engenharia de Sistemas Espaciais (CSE), alunos da Graduação, egressos da UFSM e a contratação de pequenas empresa nacionais de base tecnológica (space startups).

Além disso, o satélite possui diversos sistemas desenvolvidos / fornecidos por outras universidades, instituições ou empresas nacionais (veja aqui).

Essa é uma missão importante para o Programa Espacial Brasileiro (PEB), confirmando o sucesso do uso de pequenos satélites para diversas missões que, em momentos mais remotos do PEB eram concebidas com satélites de massa e custos muito maiores.

Para conhecer um pouco mais sobre o NANOSATC-BR2, assista no nosso vídeo no Youtube sobre o satélite:

Para assistir o lançamento do Soyouz que vai levar o NANOSATC-BR2, segue o link do canal do "Galvão Bueno" dos lançamentos espaciais, o inconfundível Sérgio Saccani e o seu Space Today:


Outra boa opção é a transmissão que será realizada pela Ned Oliveira (veja aqui).

Desejamos sucesso ao NANOSATC-BR2 e mais uma vez parabenizamos todos os que participaram do projeto: CRS / INPE; UFSM / SMDH; UFRGS/II-GME; UFSM; UFABC; AMSAT-Br; LABRE-SP; ISISPACE; EMSISTI;e LUNUS.

Vai NANOSATC-BR2!!!

Rui Botelho
(Brazilian Space)

Comentários