[BS Urgente] Confirmado! NanoSatC-Br2 Será Lançado da Rússia no Próximo Dia 20.

Olá leitor!
 
Como já havíamos informado dias atrás em primeira mão (reveja aqui), no último dia 11/03 a Agência Espacial da Rússia (ROSCOSMOS) confirmou para o dia 20/03 (isto caso não haja atrasos evidentemente), em seu site oficial, o lançamento de um foguete Soyuz tendo a bordo o segundo canarinho verde amarelo do Programa NanosatC-BR, lançamento este que ocorrerá em conjunto com outros 37 satélites de 18 países (veja aqui).
 
Os satélites sendo preparados para o lançamento.

A equipe que participou da montagem dos satélite no topo do foguete Soyuz.

Fruto de um convenio entre o Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e as suas parcerias no estado do Rio Grande do Sul:
 
* Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
 
* Instituto de Informática, Grupo de Microeletrônica - UFRGS/II-GME; e
 
* Santa Maria Design House - SMDH-UFSM
 
O nanossatélite NANOSATC-BR2 é um pequeno cubesat científico e tecnológico 2U que terá como objetivo estudar e monitorar, em tempo real, os distúrbios observados na Magnetosfera Terrestre, a intensidade do Campo Geomagnético e a precipitação de partículas energéticas sobre o Território Brasileiro, com determinação de seus efeitos principalmente na grande região da Anomalia Magnética da América do Sul.
 
Sua carga útil é composta pelos seguintes experimentos; 
 
* Sistema de Determinação de Atitude Tolerante à Falha (SDATF) - Primeiro Sistema Nacional de Determinação de Atitude, Com Tripla Redundância, com uma placa em padrão CubeSatcom sua eletrônica e algoritmo de determinação de atitude, e utilizando os sensores solares da plataforma (além de um magnetômetro próprio - igual ao usado pela plataforma para sua determinação de atitude) feito em cooperação pelo MCTIC/INPE (Dr. Helio Kuga), UFMG.(Dep. Engª Eletrônica - Dr. Ricardo Duarte) e UFABC (Dep. Engª Aeroespacial - Dr. Luiz Siqueira Fº); 
 
* Sonda de Langmuir - Desenvolvida pelo INPE, tendo como pesquisador responsável: Dr. Polinaya Muralikrishna; 
 
* Experimento de comunicação de pacotes (store forward) – Desenvolvido pela Radio Amateur Satellite Corporation do Brasil (AMSAT-Br) e a Liga de Amadores Brasileiros de Radioemissão de São Paulo (LABRE-SP), tendo como responsável o Eng.º Edson Pereira; e  
 
* Placa com 3 experimentos – A FPGA desenvolvido pela UFRGS e tendo como responsável a Profa. Fernanda Kastensmidt, a MAG tendo como responsável o Dr. Nelson Schuch e a IC desenvolvida pela SMDH/UFSM, tendo como responsável o Prof. João Baptista Martins.

Em termos de experimentos em software o satélite tem:

* Controle de atitude b-dot – Desenvolvido pelo Dr. Valdemir Carrara do INPE.

* Relay de mensagens radioamador 
 –  Ofertado pela Radio Amateur Satellite Corporation do Brasil (AMSAT-Br) e a Liga de Amadores Brasileiros de Radioemissão de São Paulo (LABRE-SP).

O software de vôo, primeiro no Brasil feito por uma startup (EMSISTI), leva um arquitetura baseada no PUS (Packet Utilisation Standardda ECSS (European Cooperation for Space Standardization), com protocolo CCSDS (Consultative Committee for Space Data Systems).

Para o NANOSATC-BR2 todo o software de bordo da plataforma foi desenvolvido no Brasil, através de Pesquisadores e Engenheiros do MCTIC/INPE que trabalham nesta área (Determinação & Controle de Atitude e Gerenciamento de Dados), sob a liderança da Dra. Maria de Fátima Mattiello Francisco, se aproveitando da experiência adquirida no projeto do NANOSATC-BR1, com a participação de alunos da pós-graduação do INPE do curso de Engenharia de Sistemas Espaciais (CSE), alunos da Graduação, egressos da UFSM e contratação de Pequenas Empresa Nacionais de Base Tecnológica (startups). Foram elas:
 
* ISISPACE Innovative Solutions In Space (Holanda)
 
* EMSISTI Sistema Espaciais & Tecnologia
 
* LUNUS Comércio e Representação (Aeroespacial)
 
Finalizando leitor, vale também destacar a importante e competente coordenação de dois grandes profissionais do INPE na condução deste projeto que contou com o apoio financeiro da Agência Espacial Brasileira (AEB), são eles: 
 
Dr. Nelson Jorge Schuch
 
 
* Coordenador Geral do Programa NanosatC-BR (Desenvolvimento de CubeSats)
 
* Gerente dos Projetos NANOSATC-BR1 e NANOSATC-BR2 
 
 
 
 
 
Dra. Maria De Fatima Mattiello Francisco
 
 
* Coordenadora Geral de Engenharias e Tecnologias Espaciais do Programa NanosatC-BR (Desenvolvimento de CubeSats)
 
* Coordenadora Geral dos Projetos NanosatC-Br1 e NanosatC-Br2




Assista ao vídeo do Brazilian Space no Youtube sobre o NANOSATC-BR2 no qual a Dra. Fátima responde às perguntas sobre o satélite:
 

AVANTE NANOSATC-BR2!
 
Duda Falcão
 
OBS: Soube de uma fonte oficiosa agora a pouco de que a AEB deverá realizar uma Live do lançamento as 3 horas da manhã do dia 20. Fiquem atentos!

Comentários