INPE Lança Novo Produto no Portal Terrabrasilis

Olá leitor!
 
Segue abaixo uma nota postada hoje (12/03) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que este instituto lançou novo produto no Portal Terrabrasilis.
 
Brazilian Space
 
NOTÍCIAS 
 
INPE Lança Novo Produto no Portal Terrabrasilis 
 
Por INPE
Publicado: Mar 12, 2021 
 
São José dos Campos-SP, 12 de março de 2021 
 
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), apresenta uma nova funcionalidade no portal TerraBrasilis, relacionada ao Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER). Trata-se da quantificação, mês a mês, da porcentagem da área coberta por nuvens (Figura 1). Esse dado é extraído da câmera de campo largo (WFI em inglês) a bordo do satélite CBERS 4 e CBERS 04A. A informação está disponível a partir de janeiro de 2018 para a Amazônia Legal Brasileira (ALB) e brevemente também estará disponível para o bioma Cerrado.
 
Esse dado agrega informação importante ao projeto DETER, pois mostra objetivamente o quanto a ALB não pode ser observada por imagens óticas em virtude das condições meteorológicas, típicas dessa região em certas épocas do ano.
 
Analisando a série histórica desta nova informação verifica-se que, mesmo em meses que tradicionalmente apresentam cobertura de nuvens elevadas na região (novembro a março), a média da área total desta cobertura fica abaixo de 30%. Isso demonstra que a metodologia de operação do DETER, que se vale da alta frequência temporal das imagens dos dois satélites CBERS 4 e 04A, compensam o efeito da cobertura de nuvens mesmo em meses críticos quanto a essa condição. Este efeito tende a ser minimizado quando o DETER passar a incorporar dados do satélite Amazonia 1, lançado com sucesso no último dia 28 de fevereiro.
 
Com isso efetiva-se a capacidade do DETER de produzir alertas de desmatamento e degradação sistematicamente , durante todo o ano, para a maior parte da ALB.
 
Esse novo produto é derivado dos esforços combinados da equipe responsável pelo portal TerraBrasilis e da equipe responsável pela geração e processamento das imagens do CBERS e seus sub-produtos.
 
Figura 1: Dashboard do portal Terrabrasilis mostrando dados de desmatamento e respectiva cobertura de nuvens em base mensal.

 
Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br

Comentários