SCRUB no lançamento do NANOSATC-BR2: Nova tentativa ocorrerá no dia 22/03/2021.

Olá, leitora! Olá, leitor!

O lançamento do veículo Soyuz-2 que levaria hoje o cubesat brasileiro NANOSATC-BR2 ao espaço foi adiado para o dia 22/03/2021, às 3:00h (horário de Brasília).

Os motivos do adiamento do lançamento ainda não foram divulgados pela empresa responsável pela operação.

Imagem da postagem da GK Launch no Tweeter informando sobre o adiamento do lançamento.

Independente do motivo, como diz o ditado: "SCRUB é melhor do que BOOM!" (SCRUB is better than BOOM!).

Fato inusitado e vergonha alheia

Como havíamos indicado na matéria "Vai NANOSATC-BR2!!!", vários canais transmitiram o evento, alguns que nós indicamos por serem bons e sem politicagem e "encheção de linguiça", mas o canal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) também estava fazendo uma live sobre o lançamento.

Para a nossa surpresa, ao acessarmos a live mediada pelo MCTI e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), identificamos incrédulos que a mesa do estúdio do MCTI foi ornada com um modelo em escala, imagine de qual veículo lançador? Qual? Qual?

Um Soyuz-2? Sim?

Não!

Um (famigerado) Cyclone-4!

Sim! Verdade! Um modelo do Cyclone-4! Aquele engodo que nunca voou, vendido para o Brasil pelos ucranianos, motivo da criação da malfadada Alcantara Cyclone Space (ACS), e que deu um prejuízo financeiro e de imagem para o Programa Espacial Brasileiro (PEB) sem igual.

Imagem da live do MCTI com o modelo em escala do Cyclone-4 compondo o cenário, adaptada.

Será que o pessoal do MCTI e da AEB não tem ideia do quanto é inconveniente e inoportuno o uso justamente desse modelo para decorar o cenário oficial da transmissão?

Fala sério! É muita falta de noção!

Dá até uma vergonha alheia ver que o MCTI gasta tempo e recursos para usurpar o Patch da missão do NANOSATC-BR2 (veja aqui), mas não é capaz de perceber o quão ridícula é essa situação do modelo do Cyclone-4 compondo o cenário da live do Ministério. 

Como a Internet não perdoa, já correm os comentários que o SCRUB de hoje foi zica do ucranianos para o lançamento do satélite brasileiro em um foguete russo!

Memes e superstições à parte, vamos acompanhar o lançamento do NANOSATC-BR2 no dia 22/03/2021, nos canais do Space Today e da Ned Oliveira, pois lá a coisa é mais divertida e sem maquete de veículo lançador que não tem nenhuma relação com o evento.

Vai NANOSATC-BR2!!!

Imagem do Patch original da Missão NANOSATC-BR2 (o verdadeiro que vai ao espaço).

Rui Botelho
(Brazilian Space)

Última alteração: 20/03/2021 20:13h

Comentários

  1. Ola leitores do BS!

    Kkkkkkkkkkkk, kkkkkkkkkkkkk, realmente esses incompententes se superam a cada dia que passa, kkkkkkkkkkk.

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário