Centro de Lançamento de Alcântara Completa 38 anos

Olá leitor! 
 
Segue abaixo uma nota postada hoje (02/03) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)” comemorando os 38 anos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)
 
Brazilian Space 

NOTÍCIAS

Centro de Lançamento de Alcântara Completa 38 Anos 
 
AEB reforça a importância do Centro para o Programa Espacial Brasileiro 
 
Coordenação de Comunicação Social - CCS 
Publicado em 02/03/2021 16h12 
Atualizado em 02/03/2021 16h18 
 
 
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, completou 38 anos nesta segunda-feira (1) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) comemora o aniversário da instituição que é a maior base brasileira de lançamento de foguetes do país. 
 
A base, localizada a 22 km de São Luís, foi construída em área de 62.728,31 hectares, 35 vezes maior do que a primeira base brasileira, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN). Criado pelo Decreto nº 88.136, o CLA foi a alternativa para a expansão do Programa Espacial Brasileiro devido à impossibilidade de ampliação do CLBI, em razão do processo de expansão urbana de Natal. 
 
De acordo com presidente da AEB, Carlos Moura, a base de Alcântara se prepara para conduzir grandes missões espaciais, pois tem a localização mais adequada para o lançamento de satélites no Brasil. Sua posição geográfica, 250 km abaixo da Linha do Equador, é estratégica pela redução do consumo de combustível em 30%. 
 
Além do benefício proporcionado pela proximidade da capital maranhense, Alcântara tem baixa variação climática e ausência de terremotos, permitindo a implantação de vários pontos de lançamento. 
 
O CLA foi criado para possibilitar a projeção de foguetes maiores para a coleta e processamento de dados aeroespaciais. A primeira operação, intitulada Operação Pioneira, ocorreu em dezembro de 1989, com o lançamento de 15 foguetes. A mais recente, em 2020, batizada de Operação Falcão I, enviou Foguete de Treinamento Básico para exercício das equipes envolvidas. Para este ano, estão previstas quatro operações de lançamento, sendo dois Foguetes de Treinamento Básico e um de Treinamento Intermediário, e o lançamento de um modelo VS-30 na Operação Igaratá. 
 
Ainda segundo Carlos Moura, Alcântara se tornou um potencial centro de lançamento graças à assinatura do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com os Estados Unidos. “Com o acordo, o Brasil entra no seleto grupo de países que conseguem pôr um satélite em órbita. Essa missão em Alcântara será mais um marco para o Programa Espacial Brasileiro", ressalta o presidente.
 
 O diretor do CLA, Coronel Aviador Marcello Correa de Souza, destaca a importância da base espacial para o desenvolvimento do país. “As atividades executadas no Centro de Lançamento de Alcântara têm impacto determinante para a ciência e para o incremento da área espacial, assim como para o crescimento sustentável das atividades econômicas da região, possibilitando também desenvolvimento social das populações residentes nas proximidades do CLA”, avalia. 
 
Atualmente, cerca de 900 militares e civis atuam nas áreas de lançamento e em atividades de administração, logística, pessoal, saúde e segurança do Centro, entre outras.
 
O Centro de Lançamento de Alcântara integra o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB), subordinada ao Ministério da Defesa. 
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. 
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
 
 
Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br 
 
Comentário: Pois é, essa gente não toma ‘Cimancol’ mesmo, um bando de energúmenos dissimulados, afinal comemorar o que em nome de Deus??? Leitor esse sitio de lançamento em 38 anos de existência jamais conseguiu cumprir sua missão, ou seja, lançar um único satélite ao espaço (deve ser recorde mundial) e sequer conseguiu manter um cronograma anual de lançamento de foguetes de sondagem para atender a demanda da comunidade científica brasileira, como aconteceu no mesmo período, por exemplo, em Esrange (Suécia) e Andoya (Noruega) entre tantos outros sítios de lançamentos ao redor do mundo. Quanto as quatro operações de lançamento deste ano citadas na matéria, três delas sequer deveriam ser lembradas e a única que realmente pode ser considerada uma missão espacial de verdade é a ‘Operação Igaratá’ que pra variar está atrasada há três anos. Ora me faça uma garapa. Outra coisa amigo leitor, a incompetência dessa gente e tão grande que sequer citaram a “Operação Cruzeiro”, pois o tão enaltecido Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) pelo Brig. Cesar Demetrius Santos, quando de sua despedida recente da direção do mesmo, não produz nada há vários anos na área espacial, tendo com isso atrasado o voo do experimento 14X-S do seu instituto coirmão, ou seja, o “Instituto de Estudos Avançados (IEAv)”, sem contudo o COMAER tomar qualquer posição quanto ao caso. E olha leitor que o Projeto 14-X é estratégico para o próprio COMAER, ou seja, um tremendo samba do ‘Crioulo Doido’ onde a única coisa que funciona direito e a máquina de propaganda e o corporativismo.

Comentários

  1. Isso é o de menos , vale observar que a torre de integração do CLA ainda nem foi adaptado para o VLM-1, continua com a plataforma de suporte e ignição do VLS mesmo o projeto já estando cancelado, isso só mostra a falta de confiança dos próprios Engenheiros do PEB, então me diga, se não conseguem fazer as adaptações do VLM em 5 anos, como vão adaptar para o foguete de outras empresas em 1-2 messes??? Brasil sil sil sil sil!

    ResponderExcluir

Postar um comentário