Russia e China Assinam 'Memorando de Entendimento' Para Cooperação em Base Científica na Superfície da Lua

Olá leitor!
 
Pois então, segundo o canal do “Homem do Espaço’, o Diretor Geral da Roscosmos, o Sr. Dmitry Rogozin, e o Chefe da CNSA, o Sr. Zhang Kejian, assinaram um Memorando de Entendimento entre o Governo da República Popular da China e o Governo da Federação Russa para a cooperação na criação da Estação Científica Lunar Internacional (Mezhdunarodnoy nauchnoy lunnoy stantsii - MNLS), possibilidade esta já prevista pelo site americano ‘Space News’vem numa matéria publicada em 19/02, republicada em português pelo site ‘Canaltech’ e postada aqui no Blog (veja aqui).
 
"A Roscosmos  e a CNSA, guiadas pelos princípios da distribuição paritária de direitos e obrigações, promoverão a cooperação na criação de um sistema de foguetes de acesso   para todos os países interessados ​​e parceiros internacionais, com o objetivo de fortalecer a cooperação em pesquisa e promover a exploração e uso de espaço exterior para fins pacíficos para os interesses de toda a humanidade.", disse o diretor da Roscosmos.
 
A Estação Lunar Científica Internacional será um complexo de instalações de pesquisa experimental criadas na superfície e / ou na órbita da Lua, destinadas a realizar trabalhos de pesquisa multidisciplinar e polivalente, incluindo a exploração e uso  , observações lunares, pesquisa fundamental experimentos e verificação de tecnologia com a possibilidade de operação não tripulada de longo prazo com a perspectiva de uma presença humana .
 
No âmbito do projeto para a criação do MNLS, a Rússia e a China, usando sua experiência no campo da ciência espacial, a criação e uso de tecnologia espacial e tecnologias espaciais, desenvolverão em conjunto um "Roteiro para a criação do MNLS", além de conduzir uma interação próxima no planejamento, justificativa, desenho, desenvolvimento, implementação, operação do projeto  , incluindo sua apresentação à comunidade espacial mundial.
 
Rússia e a China tradicionalmente se esforçam para desenvolver a cooperação no campo das tecnologias espaciais, ciência espacial e uso do espaço. Até o momento, no âmbito da interação no campo da exploração lunar e do espaço profundo, um acordo já foi assinado e está sendo implementado com sucesso entre a Corporação Estatal Roscosmos e a Administração Espacial Nacional da China sobre cooperação no âmbito da  missão da espaçonave orbital Luna-Resurs-1   e a missão chinesa de exploração da região polar da Lua Chang'e-7 , bem como o Acordo entre a  Roscosmos  e a CNSA na cooperação na criação de um centro de dados conjunto para a exploração da Lua e do espaço profundo.
 
Duda Falcão 

Comentários