O "Puxadinho" no Patch!

Olá, leitor!

Não entendeu nada? Não sabe do que se trata? Pois é, nem eu acreditei quando chegou ao meu conhecimento essa história, mas vamos explicar tudo com calma.

As missões espaciais tem a tradição de criar logomarcas especiais para comemorar o lançamento de cada missão, seja ela tripulada ou não.

Isso remonta aos primórdios da exploração espacial, principalmente no ocidente, mas em todos os lugares já é parte da cultura do setor.

Como não podia ser diferente, o NANOSATC-BR2, que será lançado no próximo dia 20/03/2021, por um veículo lançador Soyuz, a partir do Cosmódromo de Baikonur no Casaquistão, também possui um Patch, criado há muito tempo pela equipe do projeto.

Imagem do Patch original da Missão NANOSATC-BR2.

Observe que no anel externo o Patch possui os nomes das entidades que desenvolveram o satélite e seus instrumentos, e dentro da imagem central, acima da bandeira do Brasil, tem a logomarca da AEB, patrocinadora do projeto, como normalmente acontece.

Mas o que soubemos é que faltando menos de 5 dias para o lançamento o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) esperneou, bateu pezinho e disse que o Patch tinha que ter a marca do MCTI e por isso tinha de ser modificado.

Evidentemente que, como o NANOSATC-BR2 já está integrado no seu pod de lançamento, junto como os demais satélites que vão voar no próximo dia 20/03/2021, o Patch decalcado no nosso cubesat vai para o espaço sem a sigla do MCTI. 

Mas isso não importa, pois o importante mesmo é que o material de divulgação do MCTI venha com o "puxadinho" de última hora no Patch para sair bonito na foto e nos cartazes, provavelmente junto com um rosto sorridente bem conhecido para ornar.

Veja o logo modificado com a inserção da marca do MCTI:

Imagem do "novo" Patch(work) da Missão NANOSATC-BR2, com a logo do MCTI.

Quando a gente pensa que já viu de tudo, no PEB tem precedente...

Só faltou mandar atrasar o lançamento para alterar no Patch do satélite também! (Melhor não dar ideia...)

Rui Botelho
(Brazilian Space)

Comentários