[BS Urgente] Microlançador Argentino "Aventura-1" Faz Teste de Voo do Seu Propulsor

Olá leitor!
 
O diário ‘Clarin’ argentino postou ontem (14/03) um interessante vídeo em seu site oficial divulgando a campanha de teste de voo do motor do ‘Microlançador de Satélites Aventura-1’ da startup argentina TLON SPACE. Confira o vídeo pelo link abaixo. 
 
https://www.clarin.com/sociedad/video-tlon-probando-motores-lanzador-instalaciones-ubicadas-buenos-aires_3_uQD0trf52.html
 
Projeto do Microlançador da 'Aventura-1' da TLON Space.
 
Pois então caro leitor, caso se interesse mais sobre os planos desta startup argentina convido a voce visitar o site da mesma pelo link: https://tlon.space/about-us.

Comentário: Bom leitor, só nos resta parabenizar a TLON SPACE pela conquista e desejar-lhe sucesso em seu projeto, pois como já dizia o compositor Geraldo Vandré no final da década de 60: “Vem Vamos Embora, Que Esperar Não é Saber, Quem Sabe, Faz a Hora, Não Espera Acontecer”.
 
Já ao risonho e deslumbrado Ministro Marcos Pontes e a todos que colaboram com ele neste PEB de “Céu de Brigadeiro”, só nos resta parabeniza-los entusiasticamente, ‘well done’ energúmenos.
 
Pois é leitor, e pensar que o risonho ministro teve em mãos um projeto de micro lançador factível para ser desenvolvido por um consórcio de startups brasileiras, mas simplesmente o desconsiderou e continuou apostando numa empresa comedora de recursos e incompetente, e pior, permitiu a transferência de tecnologia do único foguete (produto) comercial desenvolvido do país (o VSB-30) para esse lobo em pele de cordeiro. Sensacional ministro, o senhor está conseguindo, continue sorrindo e se deslumbrado e aos incautos ignorantes. Lamentável.
 
Aproveitamos para agradecer publicamente ao nosso leitor e colaborador argentino Martin Marteletti pelo envio desta fantástica conquista argentina.

Comentários

  1. Infelizmente não parece, a curto, que o Governo pretende mudar o seu modus operandi. O apoio a AVIBRAS já está bastante enraizado.
    As novas startups precisam buscar apoio no setores privados. Mas falar é fácil. Principalmente com a crise econômica que se instala.
    Mas um exemplo é a VSAT, que busca patrocinadores em um setor onde nosso país continua sendo um dos maiores player mundiais, que é o agropecuário, onde planeja, utilizando o Pantera, lançar uma constelação de cubesats para monitoramento privado, com câmeras de resolução de 2.5m.

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  2. Interessante essa empresa argentina, espero que consiga progredir.
    Testou um motor, ótimo.
    Uma start-up brasileira, PION, lançou recentemente um foguete de tecnologia de motor híbrida, e aí, estamos par a par, ou estamos atrás?

    Quem é esse Duda Falcão que assinou?
    O escritor do Multiverso Pulp?

    Fez um texto que exala ressentimento, chama a Avibrás de "comedora de recursos e incompetente", a troco de quê?

    O contrato de transferência de tecnologia para a Avibrás não dá posse exclusiva a ela da tecnologia.
    O VSB-30 foi desenvolvido junto com o DLR da Alemanha e o texto do acordo define muito bem as condições, a Avibrás pagará royalties e aperfeiçoamentos feitos pela Avibrás serão incorporados ao projeto e disponibilizados a outras empresas se o governo entender por bem fazê-lo. Ninguém tá sugando ninguém.

    É assim que funciona na área de defesa, inclusive num mercado ultracompetitivo como o dos EUA.

    O texto dá a entender que a Acrux foi preterida. Como assim? Preterida sobre o quê? Qual era a proposta da Acrux? Onde havia competição?

    Parece uma dedução apressada de que agora a Avibrás é detentora dos royalties e ninguém mais pode usar essa tecnologia. Não, não é assim.
    Se a Acrux teve alguma solicitação ou proposta recusada, a Avibrás não tem nada com isso.
    A Avibrás provavelmente não vai fazer lançadores de satélites, até poderia, mas não vai competir com outras empresas nisso, seu negócio principal é na área de defesa, é claro que ninguém confirma mas qualquer pessoa com 2 neurônios sabe que essa tecnologia serve perfeitamente para mísseis, a especialidade da Avibrás, por exemplo os anti-aéreos de alta altitude, uma coisa que o Brasil absolutamente não tem ainda na sua base de defesa, a maior fraqueza da defesa nacional.

    "O contrato de transferência de tecnologia do veículo Suborbital VSB-30 do IAE/DCTA para a AVIBRAS, tem como cláusulas principais: a disponibilização da tecnologia de fabricação e integração do primeiro e segundo estágio do Veículo Suborbital VSB-30, de forma não exclusiva, à empresas que atendam requisitos de habilitação, sem custo para o acesso a tecnologia, mas com pagamento de royalties caso a empresa venha comercializa-la."
    fonte: https://www.defesanet.com.br/space/noticia/35566/AVIBRAS-assinou-com-o-IAE-DCTA--ToT-do-Foguete-VSB-30/

    Apreciei a notícia, mas achei o texto manipulador e com viés político bem nítido.
    À parte as reais bobagens que este governo faz, não há que se dar vazão a campanhas de desinformação.
    Se o Duda é o escritor mesmo, recomendo a ele voltar à literatura de ficção científica porque sua imaginação é emocionalmente fértil mas precipitada em suas conclusões.

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  3. Ola Duda,
    Realmente o site dos argentinos ficou muito bom e impressionante.
    Porém, vendo os detalhes dos motores"en passant", creio que com 2 estágios será tarefa bem difícil (talvez impossível) colocar 25 kg em orbita de 500 km.
    ate mais
    Rodolfo

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