Presidente da AEB Parabeniza Equipes Pelo Resultado do Lançamento do Amazonia 1

Olá leitor!
 
Segue abaixo uma nota postada ontem (01/03) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que o presidente deste órgão, o Sr. Carlos Moura, parabenizou as equipes pelo resultado do lançamento do Satélite Amazonia 1
 
Brazilian Space 

NOTÍCIAS

 
Presidente Carlos Moura comemora o resultado do projeto e diz que o Brasil está pronto para missões mais desafiadoras
 
Coordenação de Comunicação Social - CCS 
Publicado em 01/03/2021 - 14h30 
Atualizado em 01/03/2021 - 14h54 


Após o sucesso do lançamento do Amazonia 1, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, parabenizou todos os envolvidos na missão. “O Amazonia 1 é um projeto do Brasil que envolve o governo, cientistas, profissionais da área, academia e indústria. O resultado bem-sucedido do lançamento é uma vitória da sociedade brasileira”, comemorou o presidente. 
 
Na avaliação de Moura, o Brasil se consolida em projetos aeroespaciais.“Tínhamos confiança no nosso trabalho, no trabalho executado por uma qualificada e extensa equipe. Agora temos certeza da capacidade brasileira em atuar em novas missões. Essa é uma conquista emocionante e quero parabenizar todas as equipes envolvidas nessa missão”. 
 
Sem imprevistos, a operação foi um sucesso e o primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil já está no espaço, situado numa altitude média de 752 km acima da superfície terrestre. 
 
Durante o lançamento, no Satish Dhawan Space Centre, em Sriharikota, na Índia, a comissão brasileira presente comemorou muito todas as etapas alcançadas pelo Amazonia 1. Com esse resultado, o Brasil se coloca em posição de destaque na competência em realizar sensoriamento remoto e obtém condição mais favorável em atingir seus objetivos sustentáveis. 
 
De acordo com a avaliação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), com as imagens fornecidas pelo Amazonia 1, o país passa a ter outra realidade para o acompanhamento in loco. Isso quer dizer que o monitoramento das áreas ambientais, por exemplo, passa a ser muito mais eficiente. 
 
A Transmissão
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), realizou uma transmissão ao vivo repleta de vídeos, imagens e comentários de especialistas que participaram do projeto Amazonia 1. 
 
De Brasília, o chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Comunicação da AEB/MCTI, André Barreto, participou ativamente da transmissão junto ao diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Daniel Lavouras, que comandou a cobertura. 
 
Também participando da transmissão, a coordenadora substituta de Satélites e Aplicações da AEB, Adriana Corrêa, comentou a satisfação em cada etapa vencida pelo satélite. “Cada minuto é importante. Sabemos que todas as etapas devem ser alcançadas para que realmente possamos ter essa alegria da comemoração completa.” 
 

Convidado pela Agência Espacial, o engenheiro e empresário Celio Vaz narrou a importância da indústria no projeto. “A indústria brasileira comemora esse momento histórico. Mostramos a nossa capacidade em atuar no setor aeroespacial. Temos qualidade e tecnologia mundial para representar o país”, comentou. 
 
Participando de transmissão pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a diretora interina de Inteligência Estratégica e Novos Negócios, Michele Melo, narrou toda a missão e destacou a importância de fortalecer o Programa Espacial Brasileiro. “O setor espacial é estratégico para todos os países. Com essa missão, ganhamos o desenvolvimento de competência nacional, a capacitação da nossa indústria, o aumento da maturidade tecnológica dos nossos produtos e a inserção do Brasil com mais força no mercado internacional, inclusive fornecendo produtos”, ressaltou. 
 
Saiba mais sobre o lançamento clicando aqui.
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. 
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
 
 
Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br 
 
Comentário: Pois é, e tem mesmo que parabenizar esta equipe que, uma vez mais, provou a sua competência. Portanto Sr. Carlos Moura aproveite e siga o exemplo deles e mostre que também pode ser competente fazendo a parte que lhe cabe, invés de ficar propagando fantasias. Se mexa, como??? Resolva primeiramente a vergonhosa questão política da Agencia (ridícula e ainda presa ao MCTI) junto ao Ministro Marcos Pontes ou ao Presidente Bolsonaro, se assim for o caso, mostrando ao mesmo a importância crucial de se investir no espaço para o futuro de nosso país (não podemos continuar com este orçamento ridículo e o presidente precisa enteder isso). 2- Busque uma solução para o nosso veículo lançador com quem realmente tem competência, preço, tecnologia e motivação para entrega-lo em curto espaço de tempo, ou seja, as startups. 3- Se empenhe ao máximo para tornar o CEA uma realidade factível e realmente competitiva buscando um nicho de mercado ainda não explorado. 4- Faça as pazes com a eficiência e se afaste do velho e ineficiente lobby de empresas sanguessugas que existem por aí, abrindo espaço assim para as startups espaciais do país e sua Aliança. 5- Apoie as Missões Lunar Garatéa-L, ASTER, Esquars e a do Telescópio Espacial Galileo do INPE, bem como também busque acelerar junto ao CRN-INPE/UFRN o Projeto Conasat, este de fundamental importância para o nosso Sistema de Coleta de Dados. 6- Se valendo da PMM estabeleça um Projeto de Satélite Radar e um de Satélite Meteorológico. 7- Restabeleça com os argentinos o Projeto do Satélite Sabia-MAR, 8- Se Valendo do acordo já assinado com os EUA, converse com os americanos visando buscar uma participação brasileira mais significativa no Projeto Artemis. 9- De início a formação de Corpo de Astronautas no País. 10- Estabeleça uma parceria tripartite com a Argentina e o México para uma missão conjunta de espaço profundo impactante (ex; Um missão para o planeta-anão 'Ceres'). Em outras palavras, mostre serviço fazendo a diferença.

Comentários